Curso de Psicologia realiza Semana da Gentileza nos campi Campinas e Itatiba

19/11/2015
Curso de Psicologia realiza Semana da Gentileza nos campi Campinas e Itatiba
 Os alunos dos Cursos de Psicologia dos campi Campinas (Unidade Swift) e Itatiba da Universidade São Francisco (USF) promoveram no mês de novembro a Semana da Gentileza.

O objetivo foi contribuir com a formação humana dos alunos buscando fomentar o desenvolvimento de um convívio solidário, cooperativo, de respeito e cuidado na relação com o outro. Foram desenvolvidas atividades voltadas a ações de gentileza entre os alunos e destes com os funcionários da casa e comunidade externa.

Em Campinas, a abertura contou com a presença do Coordenador da Pastoral Universitária e do Núcleo de Extensão Universitária (NEXT), Frei Thiago Alexandre Hayakawa, o diretor do Campus Campinas (Unidade Swift), professor Fernando Gentile e a coordenadora do Curso de Psicologia, em Campinas, professora Ester Baptistella. Os alunos da manhã e da noite participaram de uma palestra com Frei Thiago, que abordou os conceitos de gentileza e personagens históricos, como o Profeta Gentileza, personalidade carioca, que pregava a realização de bons atos. “Vivemos em uma sociedade em que nem reparamos mais nas outras pessoas e recebemos muitas informações geradas, muitas vezes, por uma cultura de violência, ódio e desrespeito. Como nós processamos tudo isso? Falar de gentileza, atualmente, é assumir uma atitude profética que vai ao contrário da cultura de ódio, intolerância e violência. A Universidade ao promover eventos como esse assume uma postura que estimula a cultura da paz”, afirmou o Frei Thiago.

Durante toda a semana, os alunos realizaram uma série de atividades, como uma mesa para promover a troca de livros, reflexões de mensagens em sala de aula, um mural em que os alunos e docentes puderam expressar suas ideias sobre gentileza envolvendo alunos de outros cursos e funcionários da USF. Além da produção de um vídeo de até três minutos, mostrando, como a gentileza está presente em sua vida acadêmica.

No último dia, foi realizada a exibição dos vídeos produzidos pelos alunos e uma série de palestras com representantes das instituições Hospitalhaços, Sonhar Acordados e Brahma Kumaris, que mostraram como a gentileza e o voluntariado pode transformar a sociedade. “Durante a Semana da Gentileza buscamos realizar atividades que busquem uma reflexão pessoal e compartilhada com o outro. A gentileza não se aprende pelas palavras, ela nos move pelas ações, pelos exemplos”, explicou a professora Ester.

Em Itatiba, a abertura da Semana contou com a presença do diretor do Campus, professor Carlos Eduardo Pizzolatto e da coordenadora do Curso de Psicologia, professora Cássia Bighetti, além da presença do Frei Thiago Alexandre Hayakawa.

Os alunos realizaram o sorteio do “Amigo da gentileza”, os alunos também promoveram a troca de livros e fizeram ações de gentileza pelo Campus. Atividades como troca de balas, doação de presentes para os funcionários com cartas de agradecimento pelo trabalho prestado no campus também foram ações promovidas na Semana. Os alunos realizaram vídeos com ações de gentilezas entre os semestres que foi divulgado no dia do encerramento. Outra ação foi a presença de alunos do Curso de Psicologia com placas indicativas que andavam pelos corredores no horário do intervalo, como: “Quer um abraço”, “Precisa conversar”, “ Posso Ajudar”. Isso gerou a participação de alunos de outros Cursos. “Sentimos uma grande diferença na convivência entre os alunos e entre os docentes e os alunos. O estado de solidariedade tomou conta do Campus e todos os alunos, mesmo aqueles que no início não acreditaram na ideia, participaram ativamente. Foi uma experiência espetacular! De fato, a gentileza é viral! Essas ações despertam um grande respeito ao outro e a convivência”, afirmou a professora Cássia.

Campanha institucional
O dia Mundial da Gentileza é comemorado no dia 13 de novembro, data a qual a USF escolheu para lançar a campanha Gentileza Franciscana. O objetivo é promover a reflexão sobre o tema e como podemos, diariamente, realizar boas práticas, sempre baseadas nos valores franciscanos. Todos os alunos, professores e colaboradores podem participar.

Questões como “O que é gentileza? Como praticá-la em nossa rotina?” podem inspirar a vida das pessoas ao nosso redor. Todos podem participar enviando sugestões de mensagens, fotos e vídeos sobre a temática da Gentileza Franciscana.

As melhores frases e fotos serão compartilhadas no Instagram e os melhores vídeos serão publicados no YouTube oficial da Universidade.

As contribuições devem ser enviadas para o e-mail foto@usf.edu.br.

Histórico de Notícias