Alunos do Campus Bragança Paulista participam das ações do Novembro Azul na cidade de Socorro

19/11/2015
 Após a realização das ações do “Outubro Rosa” em Bragança Paulista (SP), os alunos dos cursos da área de saúde do Campus Bragança Paulista, especificamente os Cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia, acompanhados dos alunos do Curso de Ciências Contábeis e do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerencias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde do município de Socorro (SP) e toda a equipe de servidores municipais, promoveram um evento referente ao Novembro azul. A ação marca o mês de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, tendo como foco a sensibilização da população masculina quanto a prevenção do câncer de próstata.

A Ação Social Novembro Azul promovida pelos alunos da USF ocorreu no dia 15 de novembro de 2015, na Unidade Básica de Saúde do Jardim Araújo em Socorro. Os alunos foram acompanhados pelos coordenadores de curso, professor Carlos Eduardo Pulz Araújo, coordenador do Curso de Farmácia e professor Rafael Martins de Oliveira, coordenador do Curso de Biomedicina, além dos docentes professor Rodinei Vieira Veloso e da professora Valdineia Maria Tognetti, dos Cursos de Farmácia e Odontologia, respectivamente. O evento contou também com a participação de autoridades da cidade, como o Secretário Municipal de Saúde do município, Sr. Saulo Menezes Calazans Eloy dos Santos Filho e do Prefeito Sr. Fábio Henrique, acompanhado do Vice-Prefeito José Job de Carvalho Filho.

Durante a ação os alunos foram divididos em diversas frentes de trabalho, sendo que os alunos da área da saúde promoveram palestras sobre a prevenção do câncer de próstata e orientações sobre os sintomas do prostatismo, além de outras ações de Educação em Saúde, com a distribuição de material relativo a orientações sobre a dengue, às vacinas, ao descarte de medicamentos vencidos, ao câncer de pele e a realização de testes de glicemia, aferição de pressão arterial e determinação do índice massa corpórea.
Durante toda a atividade, os alunos do Curso de Fisioterapia realizaram sessões de exercícios com alongamentos, ginástica laboral e Quick Massage. Especificamente com relação ao Curso de Odontologia, os participantes contaram com a presença da Unidade Móvel de Atendimento Odontológico da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), o que possibilitou o desenvolvimento de procedimentos de prevenção e ações de educação em saúde bucal, com a orientação de higienização e motivação e exame de lesões e câncer bucal, com a distribuição de kits de escovação dental. Completando a ação, os alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Superior de Tecnologia em Processos Gerencias ofereceram orientações referentes à administração das finanças de uma família.

A Central de Relacionamento da USF também prestigiou o evento, com o intuito de ampliar a comunicação com o público externo e promover os valores e serviços franciscanos da Instituição, promovendo a divulgação dos cursos da USF e fornecendo informações acerca do Processo Seletivo 2016.

Segundo Prof. Rafael Martins de Oliveira, coordenador do Curso de Biomedicina, assim como a Campanha do Outubro Rosa, hoje já consagrada, busca despertar a participação da população feminina sobre a importância do controle do câncer de mama, o Novembro Azul tem como público-alvo a população masculina, com objetivo a conscientização a respeito do câncer de próstata e demais assuntos referente a saúde do homem. “Apesar do objetivo maior do Novembro Azul ser a conscientização sobre o câncer de próstata, aproveitamos a oportunidade para realizar uma campanha muito maior, destinada à conscientização da importância da Saúde do Homem e da família como um todo”, explica Prof. Rafael.

Já para Prof. Carlos Eduardo Pulz Araújo, coordenador do Curso de Farmácia e organizador do evento, as ações do mês de Novembro Azul são de grande importância para a promoção da saúde da comunidade por proporcionar o contato da população com alunos de graduação na orientação adequada para a promoção da saúde no que diz respeito as ações que foram desenvolvidas. “Esta inciativa deve ser ampliada e valorizada cada vez mais, pois agrega conhecimento à sociedade, aos estudantes envolvidos e aos profissionais que participam do evento. Junto disto entende-se que a abordagem multiprofissional na área de saúde é o elemento central para o estabelecimento de uma melhora efetiva da qualidade de vida dos indivíduos e de uma população”, finaliza Prof. Carlos.