Alunos do Curso de Fisioterapia participam de evento de combate ao AVC

24/11/2015
Alunos do Curso de Fisioterapia participam de evento de combate ao AVC
 No dia 8 de novembro, alunas do Curso de Fisioterapia do Campus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF), acompanhados pela professora Carolina C. Oliveira, participaram do evento “AVC na Lagoa”, na Lagoa do Taquaral, em Campinas. O evento teve como objetivo conscientizar a população sobre uma patologia que, em escala mundial, é considerada a segunda principal causa de morte: o Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame.

O evento, ocorreu em uma ação conjunta da ONG Aspe (Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia), do Instituto CEPID BRAINN (Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia), da Secretaria de Saúde de Saúde da Prefeitura de Campinas e do Centro de Referência em Reabilitação “Jorge Rafful Kanawaty”. Durante todo o evento, profissionais de saúde, da USF e de outras instituições convidadas, estiveram presentes com o objetivo de se aproximar do público para alertar sobre a doença que acomete uma em cada seis pessoas no mundo, atingindo adultos e crianças.

A atividade encerrou os eventos referentes ao “Dia Mundial do AVC”, comemorado em 29 de outubro, e reuniu diversas associações, instituições, grupos de pesquisa. A Profa. Carolina C. Oliveira do Curso de Fisioterapia, membro do grupo CNPq Anormalidades Neurovasculares da Infância e Adolescência (ANVIA), relata que as alunas participaram da ação com entusiasmo, em que vivenciar na prática a falta de esclarecimento da população em geral sobre o AVC que acomete bebês, crianças e adolescentes. “A maioria das pessoas abordadas por nossas alunas ficavam espantadas com as informações fornecidas, referindo nunca ter ouvido que isso podia acontecer. Tenho certeza que nossas alunas levarão essa experiência por toda a vida, pois foi enriquecedora!”, finaliza Profa. Carolina.