USF promove II Mostra de Projetos Integradores nos campi Campinas e Itatiba

24/11/2015
USF promove II Mostra de Projetos Integradores nos campi Campinas e Itatiba
 Ocorreu de 9 a 12 de novembro, nos campi Campinas (Unidade Swift) e Itatiba, a II Mostra de Projetos Integradores, tendo como tema a “Aprendizagem Ativa por Meio de Conceitos de Energia e Habitação”.
O Projeto Integrador é incentivado pela Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROEPE) e as atividades tiveram início no 1º semestre de 2015 e trazendo aos alunos a possibilidade de adquirir novas habilidades técnicas, profissionais e éticas de maneira transdisciplinar entre os cursos. Participaram da Mostra alunos dos 1º anos dos seguintes cursos: Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, além de estudantes do 6º semestre dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação.

No total, mais de 600 alunos apresentaram os trabalhos no formato de maquetes, protótipos e pôsteres. A grande maioria dos projetos da área de Habitação é focada em intervenções em espaços reais, como asilos e instituições sociais, além de sugestões de novos espaços como condomínios e habitações sustentáveis. Já os projetos da área temática Energia versaram sobre a utilização de novas fontes de energia e o uso sustentável delas. “A integração entre os cursos desenvolve habilidades técnicas e atitudes comportamentais, além de ser uma forma de aproveitar ao máximo o que os cursos tem a oferecer. O objetivo final é que quando o aluno chegar no momento de concluir seu curso de graduação tenha já um tema desenvolvido ou um produto real”, afirmou o professor Marcelo Augusto Gonçalves Bardi, assessor da Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROEPE).

Entre os trabalhos apresentados, estava o do grupo formado pelos alunos: Wilton Araújo (Arquitetura e Urbanismo), Leonardo Rodrigues (Engenharia Ambiental e Sanitária), Henrique Xavier (Engenharia Ambiental e Sanitária), Yuri Pereira (Engenharia Civil), Lisandra Mendes (Arquitetura e Urbanismo), Rodrigo Mariano (Engenharia Civil), Thamires Beghini (Engenharia Ambiental e Sanitária). O grupo está desenvolvendo o trabalho “Revitalização da área antiga da rodoviária de Campinas”, que propõe construir prédios residenciais e também corporativos, com o objetivo de promover a qualidade de vida e valorização da região central da cidade. “No primeiro semestre escolhemos a região de Campinas que gostaríamos de trabalhar e também foi um momento de adaptação do grupo, de nos conhecermos melhor e entender a função de cada curso no projeto. Neste semestre, as divergências acabaram e agora temos a visão como cada um pode contribuir”, afirmou Rodrigo.

Todos os projetos dos campi foram avaliados por docentes de diferentes áreas que tiveram que analisar um conjunto de parâmetros e atribuir notas para cada trabalho. Para a coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo (campi Campinas e Itatiba), professora Paula Braga, é possível notar uma evolução no desenvolvimento dos alunos no segundo semestre de 2015. “Há uma compressão maior comparando os dois semestres. No primeiro semestre era tudo novo, agora aprenderam novos conteúdos e sabem como cada área irá contribuir com o projeto”, explicou a docente.
Para a Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROEPE), professora Iara Andrea Alvares Fernandes, as atividades têm contribuído para uma formação diferenciada dos estudantes.

Histórico de Notícias