Alunos realizam debate sobre a Usina de Belo Monte

03/12/2015
Alunos realizam debate sobre a Usina de Belo Monte
 O curso de Engenharia Civil promoveu no dia 19 de novembro um debate no Auditório Jurídico (Prédio II) do Campus Bragança Paulista para os alunos do 4º semestre matriculados na disciplina Globalização e Desenvolvimento Sustentável. Com o tema “Usina de Belo Monte”, o debate foi mediado pela professora Candida Maria Baptista, docente responsável pela disciplina e pelos professores Simone Tatiane Canto e Roberto Antonio de Lima.

O debate teve a duração de uma hora e coube aos alunos se organizar em 2 equipes sendo que uma preparou argumentos de defesa e a outra de oposição à forma como o governo do Estado de São Paulo vem gerenciando o recurso hídrico disponível. Cada equipe fez uma apresentação do tema: contexto e conceito por 5 minutos.
O debate teve como objetivo inserir os alunos dos Cursos de Engenharia nas discussões que envolvem os principais temas relacionados ao Desenvolvimento Sustentável. No atual contexto é de suma importância a discussão sobre os principais impactos causados pelo crescimento da sociedade e a matriz energética do país, fator tido como uma necessidade primordial para o crescimento econômico que junto com a demanda por água e o aumento populacional forma o grande desafio a ser vencido para o alcance do Desenvolvimento Sustentável .

Em seguida, expuseram os argumentos em 2 apresentações de 10 minutos intercaladas, sendo que após a exposição contou com 10 minutos de arguição, sendo 5 para os jurados e 5 para a equipe contrária. Depois da apresentação os jurados tiveram 10 minutos para arguições, sendo 5 para decisão em grupo e 5 para apresentação de seu veredito com as devidas justificativas.

Os grupos se reuniram e, em seguida, foram separados em subgrupos de pesquisa e deveriam preparar material:

1. O que é a Usina Hidroelétrica de Belo Monte?

2. O que levou o Governo Brasileiro a construí-la?

3. Cada grupo deve separar 4 subgrupos para pesquisa e trabalho escrito

3.1 Grupo de defesa

Impactos Positivos: Econômico, Ambiental, Sócio-cultual e Político.

3.2 Grupo de acusação

Impactos Positivos: Econômico, Ambiental, Sócio-cultual e Político.

Depois das argumentações houve uma arguição pelos Professores convidados que os alunos responderam com propriedade e a Usina de Belo Monte foi absolvida pelos jurados e pelo público que a considerou um investimento necessário.

Histórico de Notícias