USF participa do I Congresso Franciscano

09/12/2015
USF participa do I Congresso Franciscano
 Representantes da Universidade São Francisco (USF) participaram de 30 de novembro a 3 de dezembro do I Congresso Franciscano, realizado em Curitiba. O evento reuniu professores, educadores e gestores do Brasil e do Mundo.

Durante os quatro dias, o Teatro Bom Jesus foi palco do V Encontro de Centros de Estudos Franciscanos Superiores Ibero-Americanos e do I Congresso Nacional de Educadores Franciscanos (CFMB). Os encontros, debates e palestras, abordaram temas relacionados com a educação franciscana e a missão para uma educação baseada na construção e na transmissão dos valores humanos. Os eixos temáticos debateram a educação como missão, a transmissão do conhecimento e o modo de fazer as coisas e a transmissão de valores.

Participaram do Congresso o Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e Chanceler da Universidade São Francisco – USF, Frei Fidêncio Vanboemmel, OFM, o Presidente da CNSP-ASF, Frei Raimundo Justiniano de Oliveira Castro, OFM, o Diretor da CNSP-ASF, Jorge Apóstolos Siarcos, o Definidor-geral para a América Latina, Frei Valmir Ramos, o Reitor da USF, professor Joel Alves de Sousa Júnior, a Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROEPE), professora Iara Andrea Alvares Fernandes, o Pró-Reitor de Administração e Planejamento (PROAP), Adriel de Moura Cabral, do Coordenador da Pastoral Universitária e do Núcleo de Extensão Universitária (NEXT), Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM, diretores de campi,  o Animador da Frente de Evangelização da Educação, Frei Nilo Agostini, OFM, coordenadores de Núcleo, representantes da Pastoral Universitária e Next.

Entre as atividades desenvolvidas foi realizada uma palestra com o filósofo e teólogo, Frei Betto, que abordou os desafios para a construção de uma nova humanidade a partir dos valores humanos na educação. Segundo o palestrante, em períodos de mudança de época identificamos as crises de valores, conflitos e intolerância. “As gerações anteriores viveram uma época de mudanças. Sendo diferente do momento atual, onde vivemos uma mudança de época. Este momento significa que os valores antigos serão questionados e, os novos, ainda não estão firmados, nos levando para uma intensa turbulência”, explicou Frei Beto.

Durante as palavras finais de encerramento, o ministro Provincial da Província da Imaculada Conceição do Brasil, Frei Fidêncio Vanboemmel, citou a importância do encontro e do grande passo para a formação humana. “O I Congresso é o primeiro, e grande, passo para o fortalecimento da educação franciscana baseada em valores humanos e conhecimento. O próximo será em Anápolis, em 2017”, diz.
O evento foi realizado pela Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, com o apoio do Colégio Bom Jesus, da FAE Centro Universitário, da Universidade São Francisco, da Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB) e do Instituto de Filosofia São Boaventura.