Instituto Ayrton Senna premia alunos da rede pública no Campus Itatiba
10/12/2015
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O Campus Itatiba da Universidade São Francisco (USF) sediou no dia 26 de novembro o Scratch Oscar, uma premiação idealizada pelo Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itatiba.
Os alunos participantes estudam em cinco escolas públicas municipais e, no começo do 2º semestre de 2015, formaram 14 grupos – compostos por duplas, trios ou quartetos com integrantes de diferentes escolas. A partir de aulas e orientações dos professores formados pelo Instituto para essas atividades, cada grupo realizou um projeto, em formato de jogos e histórias animadas, na ferramenta Scratch, que é uma linguagem de programação com fim educacional, criada em 2003 pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos).
A premiação contou com a presença do reitor da USF, professor Joel Alves de Sousa Júnior, da secretária de educação do município de Itatiba, professora Maria de Fatima Silveira Polesi Lukjanenko, do Coordenador da Pastoral Universitária e do Núcleo de Extensão Universitária (NEXT), Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM, da Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROEPE), professora Iara Andrea Alvares Fernandes, do diretor do Campus Itatiba, professor Carlos Pizzolatto, do Prefeito de Itatiba, Dr. João Gualberto Fattori, e do Diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Sr. Mozart Ramos.
Durante a premiação, no Salão Nobre do Campus, o Reitor parabenizou todos os trabalhos e agradeceu a todos os envolvidos. “Agradeço a todos que de alguma maneira participaram desse projeto, funcionários, professores, pais que incentivaram os alunos, os representantes do Instituto Ayrton Senna, a Prefeitura de Itatiba e a todos os integrantes da USF que participaram desse projeto. A Universidade sempre está aberta à comunidade”, afirmou o professor Joel.
Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos foram apresentados na Sala Web do Campus Itatiba. Os estudantes explicaram suas propostas, os desafios enfrentados em equipe e os conceitos que aprenderam sobre Letramento em Programação.
A Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Iara Andrea Alvares Fernandes, que foi uma das juradas, destacou a importância da educação para promover a transformação social. “ Com este projeto, as crianças têm a oportunidade de aprender de forma lúdica prazerosa, usando uma tecnologia atual, diferente da maioria das aulas realizadas tradicionalmente que se tornam cansativas para esta geração. Os participantes certamente desenvolverão um raciocínio lógico, uma capacidade argumentativa e uma criticidade que vão muito além do letramento computacional. Acredito que está oportunidade tornará essas crianças cidadãos mais atuantes na sociedade. As ações do Instituto Ayrton Senna são voltadas a projetos sociais, o que vai ao encontro da missão da USF, que tem como papel produzir e difundir o conhecimento para a sociedade em geral e, principalmente para a comunidade que nos cerca. Por meio dessa parceria estamos colaborando e reafirmando nosso compromisso com nossa missão institucional“, explicou a docente.
O Coordenador da Pastoral Universitária e do Núcleo de Extensão Universitária (NEXT), Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM, afirmou como as aulas permitem o desenvolvimento das crianças. “Estamos acostumados a olhar para o computador com uma ferramenta de trabalho e as crianças mostraram que não é só uma ferramenta, mas que eu posso interagir e dar comandos para ele. Tivemos uma grande aula”, disse o Frei. Os jogos foram avaliados por sete jurados, convidados pelo Instituto para eleger os melhores grupos nas categorias Roteiro, Personagem, Interatividade, Efeitos Visuais e Sonoros, e Apresentação. O júri foi formado pelos especialistas Amilton Martins, coordenador do projeto Escola de Hackers, Felipe Barreiros, criador da Maratona de Aplicativos, Christianne Poppi, diretora da Technovation Challenge Brasil, Felipe Fernandes, diretor do Code Club Brasil, professora Iara Fernandes, Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da USF, Marcelo Bardi, professor doutor da USF nos cursos de Engenharia da Computação e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - ADS, e Tiago Maluna, representante da plataforma Programaê!, da Fundação Lemann.
Para o Prof. Marcelo Bardi, os trabalhos apresentados surpreenderam pela qualidade. “É muito interessante como em tão pouco tempo alunos jovens conseguirem desenvolver trabalhos de alta qualidade estética, visual e de maneira lógica, que contém uma linearidade na programação. Todas as ideias propostas possuem um objetivo ideal”, disse o professor.
O Prof. Carlos Pizzolatto, diretor do Campus Itatiba, mostrou-se também muito entusiasmado com as possibilidades de trabalho a partir de 2016, por meio da parceria firmada entre a USF, o Instituto Ayrton Senna e a Prefeitura Municipal de Itatiba. “Pretendemos não somente dar todo o suporte para a continuidade do Projeto Letramento em Programação, mas também queremos participar ativamente na implantação de outros projetos que possam envolver nossos professores e estudantes dos cursos de graduação e pós graduação”, afirmou o professor.
Conheça todos os trabalhos desenvolvidos: The Stars – Finalista na Categoria Interatividade Integrantes: Camila Souza Lopes Gonçalves, Kenya de Seixas Pereira, Roberta dos Reis Moreira Vaz e Fernanda Martins. Jogo: Quiz
APJV Integrantes: José Vitor Souza dos Santos, Alexandre Pedroso e Iarly Santos Almeida. Jogo: Jogo interativo
Orásis – Vencedor na Categoria Efeitos Visuais e Sonoros Integrantes: Matheus MacCagnam Santana, Matheus Camargo Oliveira Rocha e Sarah Ayumi Tanaka. Jogo: Epic Stickman Adventure
In three – Finalista na Categoria Personagem Integrantes: Abner Davi Lourenço Zacarias, Davyd Henrique Lisboa Oliveira e Victor Gabriel de Castro Silva. Jogo: Be fast
Grupo Scratch Integrantes: Kailaine Heloisa barbosa, Vanessa Gomes Barbosa e Giovanna Teixeira Sudario. Jogo: Testando seu conhecimento Bolo De Nutella – Vencedor nas Categorias Roteiro e Personagem Integrantes: Gabriel Gomes Goulart Silva, Humberto Chiesi Junior, José Eduardo Brandão e Guilherme de Souza Ribeiro. Jogo: Plataform Quest v1.o Gilr Power Integrantes: Andressa Nascimento, Victoria Gomes e Roberta Salles Mourão Jogo: Sexta-feira 13
Fire fox Integrantes: Davi Herculano e Jean Miguel Jogo: Maze Gamer – O Desafio Friends – Vencedor na Categoria Apresentação Integrantes: Cleicyelen Santos da Silva, Lucas Montico de Paiva;, Julia Silva Carvalho de Lima e Laura Godoy dos Santos Jogo: Jogo de Paciênica em Forma de Labirinto
WolF’s – Finalista nas Categorias Interatividade e Roteiro Integrantes: Otavio Testa Barboza da Silva ; Lisandro Pires da Silva ; Filipi Hilton de Sousa Goularte . Jogo: Modern Whack a Mole Girls – Finalista na Categoria Apresentação Integrantes: Leona Escabora , Lívia Rodrigues e Giovana Jacondinno. Jogo: Alimentos Saudáveis
Mator – Finalista nas Categorias Roteiro, Personagem e Efeitos Visuais e Sonoros Integrantes: Maria Clara Fatori Silva, Ana Clara Oliveira Bianco e Vitor Mazzo. Jogo: Pico Perdido em Marte Trial fantasy Integrantes: Gian, Gabriel e Yasmin. Jogo: Shark Webcam
G.E.T.Computabilizados – Vencedor na Categoria Interatividade Integrantes: Giovana Fanciscon, Emilly dos Reis Oliveira e Thomaz Ortiz Neto Jogo: Thriller in the Maze