Alunos dos Cursos de Fisioterapia e Odontologia firmam parceria para realização de atividade na área de saúde ocupacional

22/12/2015
Alunos dos Cursos de  Fisioterapia e Odontologia firmam parceria para realização de atividade na área de saúde ocupacional
 No segundo semestre de 2015 foi firmada uma parceria entre os Cursos de Fisioterapia e de Odontologia do Campus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF), com o objetivo de despertar a atenção dos futuros cirurgiões dentistas para o saúde ocupacional, ação que proporcionou a todos os envolvidos uma experiência rica em aprendizado.

Para tanto, os alunos do 6º Semestre do Curso de Fisioterapia da USF, durante as atividades da disciplina de Fisioterapia na Saúde Ocupacional e Ergonomia, sob a supervisão da Profa. Valquíria Oliveira Lopes, realizaram uma análise ergonômica do trabalho realizado pelos alunos estagiários na Clínica Escola do Curso de Odontologia da USF, identificando os fatores de risco ergonômicos presentes durante o atendimento dos pacientes, tais como riscos biomecânicos de repetitividade de movimentos e manutenção de posturas estáticas inadequadas.

Na sequência da realização desta análise, os alunos Curso de Fisioterapia da USF foram estimulados a refletir sobre que tipo de intervenção deveria ser proposta para os alunos estagiários do Curso de Odontologia da USF. Após discussão com a docente fisioterapeuta responsável, foi considerado importante que os futuros cirurgiões dentistas realizem de forma rotineira a Ginástica Laboral.

Assim, em sua segunda intervenção dos alunos do Curso de Fisioterapia na Clínica Escola de Odontologia, foram realizadas sessões de Ginástica Laboral com os alunos estagiários, ensinando os principais aquecimentos e alongamentos das estruturas musculoesqueléticas, explicando a eles a importância da realização destes exercícios antes, durante e após cada atendimento, a fim de prevenir as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs).

O aluno do Curso de Fisioterapia da USF Felipe Yamada afirma que a atividade possibilitou o olhar avaliativo sobre a atividade realizada pelo trabalhador e nos permitiu, a partir da identificação dos fatores de risco, estabelecer intervenções ergonômicas, objetivos e condutas fisioterapêuticas. “Com essa ação foi possível despertar nosso senso crítico para os futuros atendimentos na área de Saúde do Trabalhador, bem como nos possibilitou compartilhar com cursos da USF a importância da Ergonomia aliada à Fisioterapia e ao bem estar físico, mental e social, os quais podem ser proporcionados ao se utilizar dela", completa entusiasmado Felipe.

Segundo a coordenadora do Curso de Fisioterapia, Profa. Patrícia Teixeira Costa, a área de Fisioterapia na Saúde Ocupacional e Ergonomia, que corresponde ao campo de atuação da fisioterapia preventiva, a atividade realizada pela Profa. Valquíria Oliveira Lopes foi muito importante, tendo em vista que são objetivos da disciplina em questão capacitar o aluno para a avaliação e o tratamento fisioterapêutico de indivíduos em atividades ocupacionais e a ação realizada na Clínica Escola de Odontologia da USF proporcionou este desenvolver essas competências.