Alunos do Curso de Fisioterapia participam de evento de triathlon em Bragança Paulista

04/01/2016
 No mês de dezembro, os alunos do Curso de Fisioterapia, do Campus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF), participaram do primeiro evento de triathlon organizado pelo Clube de Campo de Bragança (CCB), o 1° Fast Triathlon. A primeira edição, reuniu 19 participantes, 17 competindo ativamente. Os participantes foram desafiados a nadar 600 metros em piscina aberta, na sequência pedalaram 20 km no Spinning, finalizando a prova, realizaram uma corrida de 2.200 metros em torno das dependências do CCB.

No evento, a equipe de estagiários do Curso de Fisioterapia realizou atendimentos aos atletas que haviam passado por provas de corrida, natação e ciclismo. Desta forma os futuros fisioterapeutas atuaram em campo com uma atividade ligada à fisioterapia desportiva e assim puderam agir na recuperação pós prova e no bem-estar dos competidores. A atividade contou com a supervisão do professor Guilherme Panuncio, responsável pela disciplina e estágio de Fisioterapia Desportiva da USF.

Segundo a Confederação Brasileira de Triathlon, esta modalidade surgiu em San Diego (EUA) em 1974, num clube de atletismo que, durante o período de férias dos atletas, deixa como treino de descanso exercícios de natação (nadar 500 metros na piscina do clube), ciclismo (pedalar 12 quilômetros em condomínio fechado) e treinos das competições de atletismo (correr 5 quilômetros na pista de atletismo). Como os atletas gostaram da atividade, pediram que os treinadores repetirem este tipo de treino nas férias seguintes, porém de forma desafiadora, ou seja, foram convidados os guarda-vidas de San Diego, tido à época como imbatíveis, para competirem com os atletas.