USF promove Mutirão para esclarecer dúvidas sobre o eSocial do trabalhador doméstico

15/03/2016
 Os alunos do Campus Campinas (Unidade Cambuí) da Universidade São Francisco (USF) promovem neste sábado, dia 19 de março, 8h às 12h, o Mutirão eSocial. O atendimento será realizado por estudantes do 9º semestre do Curso de Direito, que esclarecerão dúvidas sobre as novas normas trabalhistas estabelecidas pelo eSocial, projeto do Governo Federal para unificação do envio de informações sobre empregados domésticos.

Para a professora Roberta Cardoso, uma das responsáveis pela atividade, a proposta do mutirão é promover aos alunos a vivência efetiva do atendimento, orientação e proporcionar direitos a todos os cidadãos de esclarecer dúvidas. “Entende-se que além do conteúdo teórico que preparará o aluno para o exercício da atividade profissional se faz o envolvimento, a compreensão dos diversos aspectos que envolvem o conteúdo prático do Curso. Neste sentido entendeu-se que a organização, participação e atuação em mutirão desta natureza atenderia as necessidades dos aspectos teóricos e práticos”, afirmou a professora.

A docente ainda destaca que é a oportunidade do empregador e empregado esclarecer dúvidas e as principais dificuldades na hora de efetuar o cadastro. “A obrigatoriedade do eSocial está prevista na Lei Complementar 150/2015. No entanto, há dificuldades no manuseio deste instrumento. Por outro lado, a classe de empregadas domésticas tem passado por grande alteração legislativa acerca de seus direitos, o que tem gerado muitas dúvidas para ambos, empregador e empregado sobre como cumprir a legislação adequadamente”, ressaltou a professora Roberta.

O eSocial

Desde 01/10/2015, está disponível a ferramenta que possibilitará o recolhimento unificado dos tributos e do FGTS para os empregadores domésticos: Módulo Empregador Doméstico. A ferramenta surge para viabilizar a determinação dada pelo texto da Lei Complementar 150, publicada no dia 02/06/2015, que instituiu o SIMPLES DOMÉSTICO com as seguintes responsabilidades que serão recolhidas em guia única:

• Imposto sobre a Renda Pessoa Física, se incidente - Trabalhador;
• 8% a 11% de contribuição previdenciária - Trabalhador;
• 8% de contribuição patronal previdenciária - Empregador;
• 0,8% de seguro contra acidentes do trabalho - Empregador;
• 8% de FGTS - Empregador;
• 3,2% de indenização compensatória (Multa FGTS) - Empregador.

Informações: www.esocial.gov.br