Aluna do Curso de Medicina DA USF participa da 65ª IFMSA General Assembly March Meeting 2016

21/03/2016
Aluna do Curso de Medicina DA USF participa da 65ª IFMSA General Assembly March  Meeting 2016
 No período de 2 a 8 de março de 2016 ocorreu 65ª IFMSA General Assembly March Meeting 2016, em St. Paul's Bay / Malta, uma conferência internacional dos estudantes de medicina. A acadêmica Luiza Ravanini da Cunha Claro do sétimo semestre do Curso de Medicina do Campus Bragança Paulista representou a Universidade São Francisco (USF) e a delegação brasileira da International Federartion of Medical Students Association of Brazil (IFMSA-Brazil), uma ONG composta por estudantes de medicina do país inteiro.

Anualmente, a IFMSA reúne-se em duas sessões anuais: a March Meeting e a August Meeting. Durante estes encontros, são promovidas plenárias que definem o futuro da Federação e reuniões dos vários departamentos (Standing Committees) representados pela Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM). A USF possui um Comitê Local da IFMSA-Brazil, responsável por organizar e desenvolver ações tanto de intercâmbio como de extensão, com o apoio do Núcleo de Relações Internacionais, o Núcleo de Extensão Universitária e da coordenação do Curso de Medicina da USF, assim como representar a USF em eventos nacionais e internacionais.

A acadêmica Luiza conta que durante o March Meeting, ocorrido em Malta, foi possível participar das sessões, das plenárias, das discussões dos grupos de estudos sobre saúde global e pesquisa entre os estudantes de medicina, além de apresentar um projeto sobre a história dos esquecidos (moradores em situação de rua) e participar da Exchange Fair. “Fico feliz e agradecida pelo reconhecimento mundial do trabalho desenvolvido com excelência pela IFMSA-Brasil, ano após ano, já que, a exemplo de 2015, neste ano também foi possível voltar ao pódio, premiados em terceiro lugar na Exchange Fair do Encontro Global da IFMSA”, finaliza Luíza.

Foi em 2010 que, visando proporcionar uma melhor vivência aos alunos do Curso de Medicina da USF com a cultura e as práticas médicas de diversos locais do país e internacionais, bem como a aproximação dos discentes com a comunidade local por meio da realização de projetos e campanhas na área de saúde, foi consolidada a parceria com a IFMSA-Brasil. Esta parceria tem proporcionado intercâmbios internacionais bilaterais em Medicina, vivências e trabalhos voluntários em saúde pública, sexualidade, humanização e direitos humanos, com a inserção dos discentes da USF em um contexto de transformação global com a troca de experiência e aprendizado, bem como a contribuição para a melhoria da qualidade de vida para as comunidades carentes que são beneficiadas pelos projetos e campanhas realizados nas diferentes áreas de atuação.