handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

USF promove mesa-redonda no lançamento do Curso de Mediação e Conciliação

22/03/2016
Compartilhe:
USF promove mesa-redonda no lançamento do Curso de Mediação e Conciliação
 A Universidade São Francisco (USF) lançou no dia 18 de março o Curso de “Capacitação e Aperfeiçoamento de Mediadores e Conciliadores”, no Campus Bragança Paulista. Durante o evento, também foi promovida uma mesa-redonda sobre o atual cenário da mediação e conciliação no Brasil.

O evento contou com a presença do Presidente da CNSP-ASF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM, do reitor da USF, professor Joel Alves de Sousa Júnior, do Pró-Reitor de Administração e Planejamento, Adriel de Moura Cabral, da Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), Simone Cristina Spiandorello, da Diretora do Campus Bragança Paulista, professora Márcia Aparecida Antônio, o coordenador do Curso de Direito (Campus Bragança Paulista), professor Volney Zamenhof e a coordenadora do Curso de Direito (Campus Itatiba), professora Vanessa Moretti.

Na abertura, o reitor da USF destacou o papel importante que a conciliação e mediação de conflito tem no mundo atual. “Não devemos encarar as formas alternativas de solução de conflito como algo que vá resolver o acumulo de processos do judiciário, mas o propósito principal é conciliar para que haja realmente uma resolução do conflito e não apenas do litigio. E sim resolver o conflito que existe entre dois seres humanos”, afirmou professor Joel.

Em seguida, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, citou São Francisco de Assis que diz que o conflito faz parte da vida humana. “Mediação e conciliação faz parte da nossa missão de fraternidade e como Universidade Franciscana”, ressaltou o Frei.

Após a abertura, o coordenador do Curso de Capacitação e aperfeiçoamento de mediadores e conciliadores, professor Jorge Tosta afirmou que o trabalho de mediação e conciliação vai ao encontro da missão da UFS em desenvolver a educação para a paz. “A missão da Universidade serve de apoio integral para o Curso. O momento para o oferecimento do Curso é bem oportuno, neste momento em que entra em vigor o novo Código do Processo Civil, que tem os meios consensuais de conflito. Vários diplomas legais que vão prestigiar a mediação e conciliação”, explicou o docente.

Na sequência o professor Jorge apresentou o corpo docente do Curso e montou-se a mesa-redonda para falar sobre o cenário atual da mediação e conciliação.

Desde o início de 2016 está em vigor no país a Lei 13.140/2015, a chamada Lei de Mediação, que regulamentou a profissão de mediador e passou a definir princípios, regras e procedimentos para a solução de conflitos por meio da mediação. A mediação e a conciliação são formas consensuais de resolver conflitos. Quando se opta pela mediação e a conciliação, segue-se um caminho pelo qual a solução é construída pelas próprias partes com a ajuda de uma terceira pessoa capacitada, neutra e imparcial.

O curso da USF tem carga-horária de 45 horas de aulas teórico-práticas e 60 horas de estágio supervisionado, totalizando 105 horas de curso, as aulas ocorrerão no Campus Bragança Paulista aos sábados durante seis meses. O curso acompanha uma tendência que está definida no novo Código de Processo Civil, que tem como princípio fundamental do processo a solução pacífica dos conflitos, por meio da adoção obrigatória dos meios consensuais como a mediação e a conciliação.

Corpo docente
Confira alguns nomes e áreas de especialização dos docentes do Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento de Mediadores e Conciliadores:

- Mirian Muniz - Psicóloga, Mediadora judicial e privada.

- Verônica da Motta Cezar Ferreira - Psicóloga, Advogada, Mediadora Judicial e privada.

- Caio Eduardo Aguirre - Advogado, Mestre em Mediação de Conflitos em empresas

- Eugênia Zarenczanski - Advogada, Mediadora Judicial e Privada.

- Lauro Mario Almeida - Delegado de Polícia, Responsável pelo NECRIM de Bragança Paulista, Especialista em Mediação Criminal.

- Margarete Aparecida Saltoratto - Servidora Pública, Mediadora Judicial e Privada.

- Alessandro de Sousa Lima - Juiz de Direito. Especialista em Meios Alternativos de Solução de Conflitos.

- Claudio Ribas - Advogado e Mediador Privado.

- Helena Gurfunkel Mandelbaum - Advogada e Mediadora Judicial e Privada

As inscrições para o Curso vão até o dia 29 de março, os interessados poderão optar pelas modalidades presencial e a distância. As inscrições podem ser feitas pelo site usf.edu.br/extensão.

Para assistir a mesa-redonda e também o depoimento dos docentes acesse e inscreva-se no canal do Youtube usf.edu.br/tv.