Alunos de Administração visitam o Sistema Cantareira

21/03/2016
Alunos de Administração visitam o Sistema Cantareira
 Os alunos do Curso de Administração do Campus Campinas (Unidade Cambuí) visitaram, no mês de março, a Serra do Lopo, localizada entre as cidades de Extrema (MG), Vargem e Joanópolis, sendo o ponto mais alto da região de Bragança Paulista. A visita foi uma atividade prática na área de Sustentabilidade e Gerenciamento de Recursos Hídricos. Durante a visita foi possível analisar a situação atual do Sistema Cantareira de Abastecimento de Água e os reflexos socioambientais e econômicos da crise hídrica que ocorre na região sudeste do Brasil.

A atividade contou com a participação de 14 alunos, da diretora do Campus Campinas (Unidade Cambuí), professora Simone Cristina Spiandorello, do coordenador do Curso de Administração, professor Ricardo Dourado e do docente João Luiz Hoeffel.

Os estudantes tiveram a oportunidade de ver a situação atual do Sistema Cantareira, que mesmo com as chuvas recentes ainda não se recuperou totalmente. “Um aspecto bastante visível da área visitada é a falta de cobertura vegetal e da proteção de áreas de preservação permanente (APP) numa região tão significativa como fornecedora de água. Outros aspectos a ressaltar são os processos de urbanização e uso agrícola desordenados e a rápida expansão industrial na região. Estes usos obviamente exercem uma grande pressão sobre os recursos hídricos e deveriam ser melhor planejados e implantados”, explicou o docente Hoeffel.

As atividades envolveram uma análise das dinâmicas de uso do espaço e uma caminhada para reconhecimento das características regionais e principais impactos socioambientais. Para a estudante de Administração, Rosi de Souza, a atividade fora de sala de aula permitiu uma interação entre o assunto, aluno e professor, tornando a visita mais interessante. “Nunca tinha visto uma represa assim do alto, além da noção do quão enorme é, a gente percebe as mudanças que vem acontecendo em volta e o quanto isso reflete diretamente no nosso dia a dia. Falta consciência e muito planejamento também. Eu, como estudante de administração, me vejo na obrigação de poder contribuir de alguma forma com os conhecimentos que venho adquirindo durante o curso”, contou a aluna.

O professor Hoeffel destaca que a atividade ao ar livre estimulou os alunos ficarem motivados com a visita técnica e conceitos e ideias vinculadas à sustentabilidade. “A prática da educação ao ar livre, metodologia utilizada, permite relacionar diretamente, através de exemplos reais e visíveis no mesmo momento, dados reais com conceitos teóricos que em alguns momentos podem ficar um pouco obscuros. Com esta metodologia a visualização permite uma compreensão direta dos conceitos, impactos e problemas”, afirmou o professor.