Alunos do Curso de Farmácia do Campus Bragança Paulista visitam a Indústria Farmacêutica EMS Em Hortolândia

08/04/2016
 No último dia 14 de março, acompanhados pela Profa. Silvia Elisa Acedo Menin, os alunos dos 7º e 9º semestres do Curso de Farmácia do Campus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF) visitaram no complexo industrial de Hortolândia, a empresa farmacêutica EMS, líder no Brasil há dez anos consecutivos, tanto em unidades comercializadas quanto em faturamento.

Fundada há 52 anos, iniciou história com a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) em 1964, expandindo para Hortolândia (SP) em 1999 e implantando o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em 2002. Mais recentemente, em 2013, a linha de produção foi robotizada. Foi o primeiro laboratório a produzir genéricos no Brasil, em 2000, disponibilizando mais opções competitivas ao consumidor e exportando para a Europa cinco anos depois.

Segundo o coordenador do Curso de Farmácia, professor Carlos Eduardo Pulz Araújo, visitas às indústrias farmacêuticas são muito importante, pois, do ponto de vista técnico, é possível vislumbrar o universo industrial brasileiro e todas as etapas envolvidas na produção de medicamentos sólidos e líquidos. Já a Profa. Sílvia Menin comentou que durante a visita os acadêmicos foram desafiados a refletir sobre como a pequena Farmácia Santa Catarina, inaugurada em meados de 1950, em Santo André (SP), deu início à história desta grande indústria farmacêutica brasileira, que hoje representa uma das lideranças do setor farmacêutico, tanto em faturamento quanto em unidades comercializadas.