Alunos do Curso de Farmácia do Campus Bragança Paulista promovem ação solidária no Serviço Assistencial de Acolhimento Institucional (SAMA)

26/04/2016
 Com o objetivo de realizar arrecadações que possam atender as crianças da entidade Serviço Assistencial de Acolhimento Institucional (SAMA), a Universidade São Francisco (USF) promoveu uma ação social na entidade com o objetivo de proporcionar uma experiência solidária aos alunos do Curso de Farmácia do Campus Bragança Paulista, fomentar a integração entre os cursos, professores, alunos e colaboradores e demonstrar que a construção do conhecimento também faz parte das atitudes e escolhas, foi criado assim o Projeto “Ciranda Solidária”, conduzido pelo professor Márcio Cardoso Pinto, que coordenada as ações de extensão comunitária do 1º semestre do curso, como atividade da disciplina de Extensão e Processos de Aprendizagem. O SAMA é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, fundada em 1969, com a finalidade de acolher crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social.

No dia 17 de abril, os alunos do Curso de Farmácia do Campus Bragança Paulista da USF promoveram uma ação do projeto com o objetivo colaborar para melhores condições de vida das crianças e dos adolescentes atendidos pelo SAMA, quando foram doados produtos de limpeza e higiene pessoal, alimentos, roupas, materiais escolares e brinquedos arrecadados pelos alunos durante as semanas que antecederam o evento. Durante a entrega das arrecadações os alunos realizaram um evento festivo, com grupos de música, dança e brincadeiras de salão envolvendo os internos.

Durante a ação participaram 68 alunos do 1º semestre do Curso de Farmácia, que se dedicaram e conseguiram obter uma significativa arrecadação. Os alunos durante o evento experimentaram fortes emoções em contato com as crianças e adolescentes interagindo e conhecendo a dura realidade.

Segundo coordenador do Curso de Farmácia professor Carlos Eduardo Pulz Araújo, a realização do trabalho tem o propósito de mostrar a importância da formação dos alunos como cidadãos conscientes com a atual realidade social. “O envolvimento e a participação do aluno na sua preparação para a vida, constituiu uma ferramenta capaz de ativar o processo de consolidação de uma cultura de responsabilidade e integração social”, explica o coordenador.

Já para o professor Marcio Cardoso Pinto, coordenador do projeto, o domingo foi um dia especial, um dia de aprendizado, com alegrias e tristezas, quando foi possível atingir os objetivos propostos pelo projeto. “Adquirimos experiência de vida, vivenciando algo ímpar em nossa trajetória profissional e acima de tudo humana e sou grato a todos que participaram”, comenta Prof. Marcio.