Docentes e Discentes do Curso de Medicina participam de Semana Pedagógica

28/04/2016
Docentes e Discentes do Curso de Medicina participam de Semana Pedagógica
 No período de 21 a 23 de março, o Curso de Medicina da Universidade São Francisco (USF) realizou a I Semana Pedagógica, em que envolveu professores e alunos do Centro Acadêmico Rolando Tenuto (CART), quando foram realizadas palestras, oficinas e discussões com o principal de construir diretrizes e conhecimentos que contribuíssem para o processo de reforma curricular do nosso curso, buscando a construção de um projeto político pedagógico que crie mecanismos para a formação de médicos competentes para atuação nos diferentes cenários de atenção e cuidado em saúde, com práticas transformadoras de promoção, prevenção e reabilitação, tendo em vista as dimensões sociais e biológicas que englobam a vida humana, conforme preconizado pelas DNCs do MEC (Res. CNE/CES nº 3/2014).

A proposta do trabalho envolveu discussões temáticas setorizadas e integralizadas em que se fosse possível, a partir da realidade acadêmica que apresenta atualmente o Curso de Medicina da USF, elaborar novas ações no processo ensino-aprendizado. Várias propostas foram discutidas e no final do evento foi realizada uma Plenária, sendo elaborado documento final que foi encaminhado à Direção de Campus e Reitoria.

Segundo Prof. Luiz Fernando Ribeiro da Silva Paulin, coordenador do Curso de Medicina da Universidade São Francisco, a I Semana Pedagógica foi importante momento de reflexão para a construção coletiva da nova proposta pedagógica da USF. “A metodologia de trabalho utilizada priorizou as discussões temáticas setorizadas e integralizadas a fim de viabilizar, a partir da realidade acadêmica que se apresenta o Curso de Medicina da USF, a elaboração de novas ações no processo ensino-aprendizado”, explica o coordenador.