Cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da USF conquistam nota máxima do MEC

05/07/2019
 O Curso de Engenharia Civil da Universidade São Francisco (USF), no Câmpus Bragança Paulista, recebeu nota 5, avaliação máxima no Conceito de Curso (CC), do Ministério da Educação (MEC). Esse conceito é feito a partir de uma avaliação presencial.

A visita foi realizada no Câmpus Bragança Paulista no mês de junho. Durante este período, o Curso foi apresentado aos avaliadores e suas instalações, como o Centro Tecnológico Frei Constâncio Nogara que possui uma área de 1500 m². O espaço oferece atividades práticas aos estudantes durante toda a graduação.

Durante a visita foram avaliados os seguintes itens: organização didático pedagógica, corpo docente e infraestrutura. O coordenador do Curso, professor Marcelo Silva, destaca que a nota máxima faz parte de um trabalho coletivo, com a participação dos docentes, estudantes, diretório Acadêmico e a direção da Universidade. “A avaliação máxima faz parte de um trabalho construído nos últimos cinco anos, contando com empenho de todos. Outro grande diferencial está na participação do Curso no desenvolvimento de Planos de Mobilidade Urbana de diversas cidades da região e na atualização e revisão do Plano Diretor de Bragança Paulista”, afirmou o coordenador.

Na região bragantina o Curso é destaque, tendo um importante papel na produção dos Planos de Mobilidade Urbana das prefeituras dos seguintes Municípios: Morungaba, Bom Jesus dos Perdões, Pedra Bela, Piracaia, Engenheiro Coelho, Monteiro Lobato e Joanópolis. Com os Planos as cidades conseguem promover melhorias de acessibilidade e integração dos diferentes modos de transporte.

Para a diretora do Câmpus, professora Patrícia Teixeira Costa, a nota máxima demonstra a solidez da Universidade e do Curso. “O conceito obtido na avaliação in loco vem demonstrar a solidez pedagógica e os diferenciais que o Curso de Graduação em Engenharia Civil da USF possui em Bragança Paulista e sua inserção na região bragantina.

Nota máxima em Arquitetura e Urbanismos
O Curso de Arquitetura e Urbanismo, do Câmpus Campinas também foi avaliado recentemente pelo MEC e também recebeu nota 5. O Curso tem como característica a prática profissional durante toda graduação, com o Centro de Estudos Urbanos, que presta serviço voluntário à comunidade, atendendo às demandas reais de projetos.