Curso de Gastronomia da USF participa do Chefs Campinas

12/07/2019
Curso de Gastronomia da USF participa do Chefs Campinas
O Curso de Gastronomia da Universidade São Francisco (USF) irá participar da 7° edição do "Chefs Campinas" dia 14 de julho, na Praça Carlos Gomes, com a tradicional Cozinha Show.

De acordo com a organização, mais de 20 mil pessoas devem participar e saborear pratos da alta gastronomia de tradicionais restaurantes a cidade a preços acessíveis, que variam de R$ 5,00 a R$ 25,00 a porção. Serão 22 operações de alimentação dos mais variados estilos que vão oferecer ao público opções de massas, carnes, risotos, lanches, hambúrgueres, sorvetes e outros tipos de sobremesa, como cheesecakes, tortas e bolos, criados especialmente para a ocasião pelos chefs participantes.

Participam desta edição as operações: Armazém Cambuí, Américo Sanduicheria e Cervejaria, Boteco Vidottinho, Breweriano, Brexó Bar e Cozinha, Buffet Ramalho, El Tambo Bar e Restaurante, Esquinica Natural, Estação Marupiara, IFBG (Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia), Giovanetti, Grainne’s Irish Pub, Machuchos Sorvetes Artesanais, Mãe Terra Culinária Natural, Matisse Restaurante, Original Cheesecake, Outback Steakhouse, Pallure Gelateria, PiollaCosta Charcutaria Artesanal, Possante Bar, Prime Italian e Vila Paraíso Restaurante. Além dos cardápios, haverá diversas atrações extras, como apresentações musicais, workshops com o IFBG (Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia) e o já famoso “Cozinha Show”, com aulas shows abertas a todos os interessados, comandadas por docentes do curso de Gastronomia da USF.

A programação cultural inclui o corte do bolo de aniversário em comemoração aos 245 anos de Campinas, às 13h, com o “parabéns a você” entoado pela cantora Carol Marques, incluindo a presença de autoridades da cidade. Além de Carol Marques, conhecida do público pela sua participação no programa “The Voice Brasil”, que iniciará apresentação às 11h45, a agenda musical traz show de Alessandra Pagu (10h), Martina Marana (13h30) e Folksons (15h30).

O “Chefs Campinas” – nomenclatura adotada desde 2018 – é uma realização do Visite Campinas (Campinas e Região Convention & Visitors Bureau) e da Prefeitura Municipal de Campinas. A ação tem patrocínio Ifood e Eisenbahn e apoio da Universidade São Francisco (USF).

“Mais uma vez comemoraremos o aniversário de Campinas em grande estilo com a realização deste evento que proporciona momentos de descontração e lazer para as famílias ao mesmo tempo que facilita o acesso da população à alta gastronomia e incentiva a ocupação dos espaços públicos da cidade”, afirma o presidente do Visite Campinas, Vanderlei Costa.

“Cozinha Show”

Sucesso das seis edições anteriores, o “Cozinha Show” será um dos principais atrativos do evento, sob o comando do curso de Gastronomia da Universidade São Francisco (USF), trazendo a participação de chefs docentes e alunos. Durante todo o dia serão executadas receitas que poderão ser degustadas pelos visitantes.

Entre os destaques da programação está a preparação de pratos que utilizarão insetos como ingrediente principal, com inspiração na cozinha asiática, baseada na entomofagia. Os estudantes também produzirão pratos inspirados na gastronomia brasileira. O público poderá tirar dúvidas com os chefs e alunos.

Confira a programação:

11:00 - Discente Anne Okuyama - Frango com pequi e bifum
12:00 - Discentes Guilherme Santon e Maria Gabriela Zanco - Moela Sando
14:00 - Chef Henrique Meciano - Toast de Salmão Gravadlax
15:00 - Chef Marcelo Bergwerk - Bolo Prestígio gelado Low Carb

O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da USF é referência no ensino da alta gastronomia no Estado, tendo o conceito 5 na avaliação do Ministério da Educação. A metodologia adotada, conhecida como learning by doing, é um modelo utilizado em escolas no exterior, que contempla disciplinas que privilegiam o uso de laboratórios e atividades práticas.

Histórico de Notícias