Equipe do CEP participam de treinamento em São Paulo

30/09/2019
Equipe do CEP participam de treinamento em São Paulo
 A equipe do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade São Francisco (USF) participaram do treinamento realizado pela CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) na segunda-feira (16/09/19) e terça-feira (17/09/19), em São Paulo.

Participaram Coordenação do CEP, professor Carlos Eduardo Pulz Araújo, Vice-Coordenação, Prof. Miguel Simão Haddad Filho e a Secretária, Sra. Jocineide Matos Polaine.

Na ocasião, os membros tiveram a oportunidade de trocar experiências com outros CEPs e se atualizarem sobre discussões atuais defendidas pelo Sistema CEP-CONEP. Sob a mediação de assessores da CONEP foram discutidos temas como: o papel e a participação do(a) representante de usuários, especificidades éticas nas pesquisas que se utilizam de metodologias próprias das Ciências Humanas Sociais - Resolução CNS n° 510/16, especificidades éticas nas pesquisas que se utilizam de metodologias próprias das Ciências Biomédicas, roda de conversa em grupos/salas paralelas sobre os temas: especificidades éticas nas pesquisas que se utilizam de metodologias próprias das Ciências Humanas Sociais - Resolução CNS n° 510/16, roda de conversa em grupos/salas paralelas sobre os temas: especificidades éticas nas pesquisas que se utilizam de metodologias próprias das Ciências Biomédicas, roda de conversa em grupos/salas paralelas sobre os temas: o papel e a participação do representante de usuário, especificidades éticas das pesquisas de interesse estratégico para o SUS – Resolução CNS n° 580/201, relato de caso - esclarecimentos acerca da tramitação dos estudos do tipo “relato de caso” no Sistema CEP/CONEP para a área biomédica, roda de conversa em grupos/salas paralelas sobre os temas: especificidades éticas das pesquisas de interesse estratégico para o SUS – Resolução CNS n° 580/2018, roda de conversa em grupos/salas paralelas sobre os temas: relato de caso - esclarecimentos acerca da tramitação dos estudos do tipo “relato de caso” no Sistema CEP/CONEP para a área biomédica.

O CEP da USF existe para defender os participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, a fim de contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos. Qualquer pesquisa realizada na USF e por outras Instituições que envolvam seres humanos precisam passar pelo colegiado, que é interdisciplinar, independente, e vinculado ao CONEP. Seus membros se reúnem mensalmente para avaliar os protocolos de pesquisa.

O CONEP é uma comissão do Conselho Nacional de Saúde (CNS), criada por meio da Resolução 196/96 e com constituição designada pela Resolução 246/9. Sua função é de implementar as normas e diretrizes regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, aprovadas pelo Conselho.

Histórico de Notícias