handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Curso de Odontologia da USF participam do Barco Hospital do HUSF

25/10/2019
Compartilhe:
Curso de Odontologia da USF participam do Barco Hospital do HUSF
 No início de outubro, o Curso de Odontologia da Universidade São Francisco (USF) participaram da histórica expedição para atender as comunidades ribeirinhas paraenses de Mamuru e Juruti Velho, na Amazônia, no Barco Hospital Papa Francisco, mais um sonho realizado pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, entidade mantenedora do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus. A viagem contou com o suporte voluntário especializado de dois cirurgiões dentistas. Dr. Miguel Haddad (CRO 42.070), professor coordenador de clínica e estágios da USF) e do projeto social USF em Ação, e Dr. Alexandre Palazzi (CRO 59.814), membro do corpo docente da USF. Todos foram os responsáveis por cuidar da saúde bucal da carente e desassistida população, que luta contra as inúmeras dificuldades de deslocamento para sobreviver longe das enfermidades.

“Nosso voo de São Paulo ao estado do Pará durou seis horas. Após uma escala em Belém, desembarcamos em Santarém, onde fomos conduzidos ao Hidroterminal. Lá, a ambulância nos esperava para mais três horas de deslocamento pelo rio até Óbidos, cidade-sede do projeto. Com as etapas cumpridas, fomos acolhidos fraternalmente por uma tripulação de religiosos, técnicos de saúde e marinheiros, liderados pelo Frei Joel, que nos apresentou a infraestrutura, as acomodações e as normas de segurança do Barco Hospital Papa Francisco”, explica Dr. Miguel Haddad, antes de destacar a surpresa ao ver de perto a confirmação do ambicioso projeto.

“A infraestrutura do Barco Hospital Papa Francisco é impactante, com recursos de alta tecnologia e espaços totalmente equipados, com ambientes climatizados. Tivemos à disposição dois consultórios odontológicos e muitos instrumentais cirúrgicos. Nada faltou para que pudéssemos realizar o nosso trabalho da melhor forma e atender à população”.

Convidado pelo professor Miguel Haddad a fazer parte do projeto voluntário, Dr. Alexandre Palazzi, profissional com ampla experiência em atendimentos na Amazônia e especialista em Saúde Coletiva, Saúde Bucomaxilofacial e Dor Aerofacial, recordou as missões anteriores pela região.

“Em 1997, cumpri a minha primeira expedição em território amazônico. Como integrante do Projeto NAPRA (Núcleo de apoio à população ribeirinha da Amazônia), estive lá por seis anos. E o Barco Hospital Papa Francisco, com sua incrível modernidade, traz outro patamar de assistência à comunidade ribeirinha. Tivemos todo o apoio para a realização de cirurgias essenciais para a saúde bucal da população, afinal, os postos de atendimento ficam muito distantes. Os integrantes da comunidade precisam se deslocar por horas pelo rio para conseguir uma consulta e o trajeto, geralmente, ocorre de forma precária”.

Quando questionado sobre o momento mais marcante da expedição, Dr. Alexandre Palazzi recordou o caso de uma menina de 13 anos, moradora de uma comunidade ribeirinha próxima a Mamuru e Juruti Velho, que, surpreendentemente, pediu a extração de todos os dentes – que já estavam deteriorados.

“A menina era a última paciente do dia. O barco que a levaria de volta já estava pronto para sair. Então, fiz um trabalho nos dentes anteriores inferiores, ao passo que o Dr. Miguel Haddad restaurou os dentes superiores. Pedimos, então, que ela voltasse no dia seguinte, para a reabilitação completa da boca. Afinal, não queríamos extrair tudo. É algo que seria muito triste, ainda mais quando se trata de uma adolescente. Felizmente, os ribeirinhos viabilizaram o retorno e, assim, conseguimos cumprir o tratamento. Encontramos alguns dentinhos de estoque, realizamos coroas nos dentes anteriores e fizemos com que ela saísse extremamente feliz. É algo que ficará marcado para sempre em nossa história”.

Em nome de toda a equipe de saúde presente na expedição, Dr. Miguel Haddad enalteceu a oportunidade de integrar a tripulação – que também contou com sete médicos das mais diversas especialidades: “Sinto-me grato e satisfeito por ter vivenciado essa experiência magnífica. Certamente, todos saíram ainda mais fortalecidos profissionalmente e espiritualmente. Agradecemos, especialmente, o Frei Francisco Belotti, presidente nato da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis e meu conterrâneo de Catanduva-SP, o Frei Roberto Santos, diretor administrativo do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus, e o Frei Joel, que nos recebeu da melhor forma possível em território paraense”.



Fonte: Assessoria de Imprensa HUSF