31/10/2019

Docentes da USF participam do Congresso Mesa SP 2019

A Coordenadora do Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo (NEP), professora Andréia Pimentel e a Assessora de Coordenação do Curso de Engenharia de Produção, professora Sandra Elisabeth, ministraram uma palestra no Congresso Mesa SP 2019 com o tema “Entomofagia: não é o futuro, é agora”.

A professora Sandra Elisabeth, apresentou um cenário de oportunidades e novos negócios que envolvem áreas de Agricultura, Economia Criativa (Gastronomia) e Inovação Industrial com os novos processos de fabricação e tecnologias da Industria 4.0 nesse setor.

A docente Andreia Pimentel, que também atua no Curso de Gastronomia, mostrou que a utilização de insetos na alimentação já é realidade. “O consumo de insetos é uma questão de alimentação sustentável, já que consome de recursos naturais apenas 10% do que um mamífero e se alimenta de resíduo orgânico, além de possuir alto teor de proteína”, diz. Hoje já existem fazendas de insetos voltadas para alimentação do homem e de animais.

Com um tom bem-humorado, a professora Andréia mostrou diversos tipos de insetos que já são consumidos em mais de 30 países ao redor do mundo, reforçando a importância de fazerem parte do equilíbrio nutricional alimentar. O público que lotou o auditório no Memorial da América Latina, ainda pode provar os canapés, a aranha caramelizada e os petiscos com grilos, preparados em alta gastronomia por Andréia Pimentel e sua equipe durante a palestra.