handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Estudantes da USF participam de Simulação da reunião do Conselho de Segurança da ONU

31/10/2019
Compartilhe:
Estudantes da USF participam de Simulação da reunião do Conselho de Segurança da ONU
 A Universidade São Francisco (USF) participou das últimas três edições do evento “Simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas”, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Direito Internacional e Globalização Econômica (DIGE) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), este grupo está sob os auspícios do Professor Doutor Antônio Márcio da Cunha Guimarães e tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento vem contando com a participação de outras importantes Instituições do Ensino Superior, além da PUC-SP: Universidade Paulista-UNIP, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Faculdade Rio Branco, Faculdade de Diadema-FAD, Fundação Santo André – FSA e a Faculdade de Caieiras da Universidade Brasil.


O evento consiste na simulação de uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), órgão responsável pela manutenção da paz no âmbito da ONU e de papel institucional de primeira ordem definido na Carta de São Francisco (1945). Nesta reunião os países integrantes do Conselho de Segurança definem resoluções para posicionamento e tomada de ações do órgão. São quinze países representando toda a organização, cinco permanentes e dez com mandato. A tomada de decisão se dá com propostas e votação na reunião, sendo que, os países permanentes no Conselho de Segurança possuem poder de veto nas resoluções. A simulação conta com alunos das instituições envolvidas como delegados, representando os países previamente escolhidos. Iniciado os debates, há a proposição de resoluções e em seguida estas são votadas pelos mesmos. Além da simulação da reunião do Conselho de segurança há palestras de especialistas no tema escolhido. Note-se que o evento reconhece horas extra curriculares para os participantes.


O primeiro evento, do qual a USF participou, foi realizado em São Paulo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 31/10/2108 contou com a palestra do Cônsul Geral da Suécia em São Paulo, Renato Pacheco Neto, e abordou a questão da Venezuela. Neste Evento a USF participou com três alunos representando a França:

• Carla Terron,
• Lucas Carvalho Barbosa e
• Gabriela Bazilli Montenegro Del Col,


O segundo evento realizado em 11/04/2019 ocorreu na cidade de São Paulo no campus Marquês de São Vicente da Universidade Paulista – UNIP. O tema abordado foi a emergência humanitária venezuelana, contou com análise de um representante do exército brasileiro o Cel. Dário Rubens Silva do Comando Militar do Sudeste-CMSE, especialista na campanha de recepção daquele povo.


Neste evento a Universidade São Francisco participou com dois grupos de alunos dos cursos de direito de Bragança Paulista e de Itatiba, representando respectivamente o Kuwait e Guiné Equatorial, além de outros que assistiram ao evento. São eles:


Do Câmpus de Itatiba

• Aline Silva Ferreira
• Kléber Almeida da Silva Filho
• Antonio Vieira da Cruz
• Marcos Antonio J. dos Santos Stella dos Santos 


Do Câmpus de Bragança Paulista

• Rafizia Tavares da Silva
• Guilherme Nogueira da Silva
• Diane Oliveira de Toledo
• Raquel Mendes Cralcev


O terceiro evento foi realizado em 28/10/2019 na cidade de São Paulo no campus Norte da Universidade Paulista – UNIP. Abordou o tema da soberania dos Estados e a proteção ambiental, em especial a questão da Amazônia. Palestraram como especialistas do tema o Professor Doutor André Gustavo Geraldes e o Coronel do Exército Brasileiro Flávio Mattos. Os alunos da Universidade São Francisco-USF representaram os Estados Unidos da América, são eles:


• Eduardo Cauã Bueno Cardoso
• Karoline dos Santos Roque
• Tiago Henrique da Silva Reis


Nos citados eventos, representando a Universidade São Francisco-USF, como docentes, participaram os professores Volney Zamenhoff de Oliveira Silva e Alex Real Ferreira.
A USF já foi convidada para participar do próximo evento do tipo a ser realizado na Faculdade Rio Branco em São Paulo em maio de 2020.

Palavras-chave


Histórico de Notícias