Docentes da USF participam de workshop sobre taxonomia de bloom no Conselho Regional de Farmácia

04/11/2019
 As integrantes do Programa de Formação Continuada da USF Programa (CHAVE), Profas. Iara Lúcia Tescarollo e Márcia Aparecida Antônio, acompanhadas dos docentes do Curso de Farmácia, Profs. Eli Cristiano de Menezes e Rodinei Vieira Veloso, participaram, no dia 26 de outubro, de um Workshop sobre Taxonomia de Bloom na sede do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP), evento integrante do evento Café com Educação, organizado pela Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP.

A Profa. Telma Reginato Martins, professora titular da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), apresentou sua experiência nas áreas de Educação em Saúde e Avaliação do Ensino Aprendizagem com fundamentação teórica na Taxonomia de Bloom. Na UNOESTE, Profa. Telma atua no Núcleo de Avaliação e, durante o evento, partilhou com os presentes no Workshop os preceitos que devem ser atendidos para a construção de um instrumento de avaliação que garanta a um feedback assertivo do processo de aprendizagem e proporcione identificar possibilidades de correção das rotas de ensino. “A avalição não é um acerto de contas e tampouco é terminal; deve ser entendida como processo de aprendizagem”, enfatizou a ministrante.

Durante o evento, alguns professores e coordenadores mostraram suas experiências com a construção de instrumentos de avaliação baseados na Taxonomia de Bloom. Ao final, todos foram convidados a estruturar um item de resposta aberta considerando a alta, média ou baixa taxonomia, apresentando para os participantes os componentes do item: texto base, enunciado (inserindo os verbos do domínio cognitivo da taxonomia), o gabarito e a bibliografia. Na discussão em grupo os participantes foram desafiados a identificar nos itens propostos a adequação dos aspectos do texto (apresentação de problema com clareza, objetividade, concisão e sequência lógica) e do enunciado (utilização de texto curto com termos impessoais com clareza, foco e precisão).

Segundo a Profa. Márcia, é imprescindível a atuação docente com base nos resultados de aprendizagem[1] (conhecer, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar), adotando estratégias processuais de avaliação do desempenho dos alunos e definindo qual a ferramenta correta para avaliar a aquisição de competências. “Importante também é o uso de metodologias de ensino motivadoras que estimulem nosso estudante a prosseguir quando o caminho torna-se árduo”, finaliza Profa. Iara.