04/11/2019

Docentes da USF participam de workshop sobre taxonomia de bloom no Conselho Regional de Farmácia

As integrantes do Programa de Formação Continuada da USF Programa (CHAVE), Profas. Iara Lúcia Tescarollo e Márcia Aparecida Antônio, acompanhadas dos docentes do Curso de Farmácia, Profs. Eli Cristiano de Menezes e Rodinei Vieira Veloso, participaram, no dia 26 de outubro, de um Workshop sobre Taxonomia de Bloom na sede do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP), evento integrante do evento Café com Educação, organizado pela Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP.

A Profa. Telma Reginato Martins, professora titular da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), apresentou sua experiência nas áreas de Educação em Saúde e Avaliação do Ensino Aprendizagem com fundamentação teórica na Taxonomia de Bloom. Na UNOESTE, Profa. Telma atua no Núcleo de Avaliação e, durante o evento, partilhou com os presentes no Workshop os preceitos que devem ser atendidos para a construção de um instrumento de avaliação que garanta a um feedback assertivo do processo de aprendizagem e proporcione identificar possibilidades de correção das rotas de ensino. “A avalição não é um acerto de contas e tampouco é terminal; deve ser entendida como processo de aprendizagem”, enfatizou a ministrante.

Durante o evento, alguns professores e coordenadores mostraram suas experiências com a construção de instrumentos de avaliação baseados na Taxonomia de Bloom. Ao final, todos foram convidados a estruturar um item de resposta aberta considerando a alta, média ou baixa taxonomia, apresentando para os participantes os componentes do item: texto base, enunciado (inserindo os verbos do domínio cognitivo da taxonomia), o gabarito e a bibliografia. Na discussão em grupo os participantes foram desafiados a identificar nos itens propostos a adequação dos aspectos do texto (apresentação de problema com clareza, objetividade, concisão e sequência lógica) e do enunciado (utilização de texto curto com termos impessoais com clareza, foco e precisão).

Segundo a Profa. Márcia, é imprescindível a atuação docente com base nos resultados de aprendizagem[1] (conhecer, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar), adotando estratégias processuais de avaliação do desempenho dos alunos e definindo qual a ferramenta correta para avaliar a aquisição de competências. “Importante também é o uso de metodologias de ensino motivadoras que estimulem nosso estudante a prosseguir quando o caminho torna-se árduo”, finaliza Profa. Iara.