Docente da USF participa de Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária

06/11/2019
Docente da USF participa de Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária
 A professora do Núcleo de Extensão Universitária (NEXT), Professora Débora Reis Garcia, participou do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias (Forext), realizado no dia 5 de novembro, na Sala dos Conselhos da Reitoria da Universidade de Passo Fundo (UPF).

O Fórum tem como objetivo discutir a situação da extensão nas instituições comunitárias e pensar no desenvolvimento e fortalecimento dela, mostrando que ela também contribui com a produção de conhecimento. O evento segue até esta quarta-feira, 6 de novembro, e é promovido juntamente com as VII Jornadas de extensão do Mercosul (JEM). Participam do Fórum, vice-reitores, pró-reitores, coordenadores e assessores de extensão, professores, colaboradores e extensionistas de 26 instituições de ensino superior comunitárias de oito estados brasileiros.

O Forext constitui um espaço de discussão acerca da Extensão Universitária como um princípio de aprendizagem, estimulando o diálogo sobre as práticas integradas de ensino, pesquisa e extensão. Nesta edição, o evento busca especialmente promover um espaço formativo e de articulação para pensar estratégias de implementação do processo de curricularização da extensão nas IES e o fortalecimento de uma perspectiva pedagógica para a ação extensionista, já que o debate diz respeito à aprovação da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018 CNE/CES, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regulamenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024). Esse documento materializa o reconhecimento da identidade e das concepções da extensão universitária.