Prefeitura e USF firmam convênio para ampliar atendimento no SUS de Itatiba

31/01/2020
Prefeitura e USF firmam convênio para ampliar atendimento no SUS de Itatiba
 Na segunda-feira (27), a Prefeitura de Itatiba assinou por meio do Prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) com a Universidade São Francisco. O convênio trata-se de um dispositivo da Política Nacional de Educação Permanente oferecido aos colaboradores e usuários do Sistema Única de Saúde e aos agentes da Educação Superior ligados à área da saúde para promover processos participativos de construção de formação e desenvolvimento profissional no SUS.

“A Universidade São Francisco tem sido uma grande parceira do município em várias áreas, do Meio Ambiente até a Vila Natalina. É importante contar com a experiência e a tradição da universidade também na área da saúde. Temos certeza que tanto os munícipes quanto os alunos saem beneficiados nesse convênio”, afirmou o prefeito Douglas Augusto.

O COAPES é uma ferramenta que facilita os processos de negociação e tomada de decisões que envolvam ações de integração entre o ensino, prestação de serviços e a comunidade. Ao firmar o acordo, a intenção da Administração Pública é garantir o acesso do Ensino Superior aos estabelecimentos de saúde como cenários de prática direcionando, dessa maneira, esforços para que os programas de formação contemplem compromissos da educação superior com a melhoria de indicadores relacionados à saúde pública e de profissionais da área no município.

“Esse convênio abre a possibilidade para que os oito cursos na área da saúde da Universidade possam atuar de maneira mais ativa dentro dos serviços da saúde pública de Itatiba ampliando os cenários de aprendizagem. É uma grande oportunidade que o município oferece para que a USF possa cumprir sua missão”, explicou o Frei Thiago Alexandre Hayakawa, Diretor-Presidente da Casa Nossa Senhora da Paz, mantenedora da Universidade São Francisco.

Com a assinatura do contrato, a saúde de Itatiba contará com a presença de estagiários e residentes das mais diversas áreas (medicina, odontologia, enfermagem, fisioterapia etc) que, com sua presença, qualificarão ainda mais os serviços como também ampliarão o acesso ao atendimento desde a promoção, prevenção, tratamento, reabilitação e alto em todos os níveis de atenção (Primária, Atenção Especializada e Hospitalar) da rede de saúde do município.

“No ano passado, tivemos uma experiência importante nessa parceria e, a partir desse convênio, pudemos aprofundar essa relação com a USF com um aporte de profissionais para vários setores da saúde de Itatiba, em diversas áreas como medicina, odontologia e até veterinária. A atuação deles gera estudos, que por sua vez vão gerar atualizações e melhorias diversas”, ressaltou o Dr. Fábio Nani, Secretário de Saúde.
Em contrapartida, a USF ofertará ao município de Itatiba cursos gratuitos de capacitação para todos os profissionais da rede de saúde assim como bolsas de estudos de graduação e pós-graduação em diversas áreas ligadas à saúde e administração em geral.

Fonte do texto e crédito das fotos: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Itatiba