USF promove seminário “Economia de Francisco” no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis

12/02/2020
 A Universidade São Francisco (USF) promove o Seminários Regionais, nesta terça-feira, dia 18 de fevereiro, a partir das 8h30, no Instituto Teológico Franciscano (ITF), em Petrópolis.

O objetivo do evento é dialogar com a temática “Economia de Francisco”, visando disseminação deste enfoque estratégico da Igreja para a sociedade em geral e para as iniciativas franciscanas no Brasil.

O Diretor Vice-presidente da Mantenedora da USF e Coordenador do Núcleo de Pastoral Universitária, Frei Vitorio Mazzuco Filho, OFM é um dos participantes do Seminário. O Frei irá ministrar o painel “A perspectiva de uma Nova Economia baseada na espiritualidade de Clara e Francisco”.

Entre os destaques da programação está a participação do teólogo, escritor, filósofo e professor universitário brasileiro, Leonardo Boff. O Painel ministrado por ele será “Os desafios colocados para a “Economia de Francisco” e da urgência da mudança do paradigma econômico”.

O evento é uma realização da USF, Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS), ITF, Editora Vozes, FAE, Articulação Brasileira pela Economia de Francisco, SINFRAJUPE e Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH).

Confira a programação completa em usf.edu.br/eventos

O Instituto Teológico Franciscano está localizado na Rua Coronel Veiga, 550 - Petrópolis.

ABERTURA:

ABERTURA: “Qual Objetivo e Contexto deste evento em Petrópolis e
Região? ”

Horário: 8h30 – 9h00
Fábio Paes e Talita Guimarães (SEFRAS)

PAINEL 01: “ Os desafios da realidade social, política e econômica da atualidade a partir da perspectiva da Economia de Francisco”. Horário: 9h00 – 10h15
Convidado: Rudá Guedes Ricci

PAINEL 02: “ Os desafios colocados para a “Economia de Francisco” e da urgência da mudança do paradigma econômico. ” Horário: 10h30 – 12h00
Convidado: Leonardo Boff, Filósofo, teólogo e professor aposentado de Ética da UERJ.

PAINEL 03: “A perspectiva de uma Nova Economia baseada na espiritualidade de Clara e Francisco”. Horário: 14h00 – 15h00
Convidado: Frei Vitorio Mazzuco,OFM – Universidade São Francisco (USF)

PAINEL 04: “A Convocação do Papa Francisco a partir do enfoque da Laudato Sí”. Horário: 15h15 – 16h15.
Convidada: Moema Miranda

PAINEL 05: “Pactos, práticas e vivências contemporâneas para outra economia é possível”. Horário: 16h15 – 17h15. Convidada: Rosana Padial
Convidado: Marcos Arruda