USF inaugura novos espaços nos Câmpus Campinas e Itatiba

13/03/2020
USF inaugura novos espaços nos Câmpus Campinas e Itatiba
A Universidade São Francisco (USF) inaugurou no dia 12 de março, no Câmpus Itatiba foi inaugurado o Complexo de Laboratórios. No mesmo dia, no Câmpus Campinas, foi inaugurado o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).

Os eventos contaram com a presença do Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e Chanceler da USF, Frei César Külkamp, o Reitor, Frei Gilberto Gonçalves Garcia, o Vice-Reitor, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel de Moura Cabral, o reitor da FAE, Jorge Apostolos Siarcos, o Administrador dos Câmpus, Rodrigo Ribeiro Paiva, os diretores de Câmpus, professora Patrícia Teixeira Costa (Câmpus Bragança Paulista), professor Geraldo Peres Caixeta (Câmpus Campinas) e professor Volney Zamenhof de Oliveira Silva (Câmpus Itatiba).

Em Itatiba, os novos laboratórios atendem as demandas dos Cursos de Medicina Veterinária, de Biomedicina e de Psicologia, bem como passa a oferecer uma estrutura moderna e de excelente qualidade aos docentes e aos estudantes. A apresentação do Complexo de Laboratórios da Área da Saúde foi realizada pela Coordenadora do Curso Medicina Veterinária, professora Karin Maia Monteiro. Além de representantes da reitoria, corpo docente, alunos e corpo técnico administrativo, estiveram presentes autoridades locais, o Secretário de Educação de Itatiba, Anderson Sanfins, representando o Prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, a Presidente da LIBRA e Diretora do CONSEG, Patrícia Sanfins, além de vereadores do município.

Os novos espaços possuem no total 358 m² de área construída, são laboratórios de microscopia e análises clínicas, além do recém reformado laboratório de anatomia humana. Outro destaque é o Laboratório de Anatomia Animal, que atenderá as atividades do Curso de Medicina Veterinária. A oferta do Curso acompanha a tendência da ascensão do profissional da medicina veterinária.

O NPJ de Campinas contribui de maneira efetiva na construção da cidadania, assumindo, por meio de seus estudantes e trabalhadores, seu papel de agente transformador, com orientação jurídica à comunidade, como mediações e conciliações para resolução de conflitos, bem como atendimentos nas áreas de Direito Civil, Penal e Trabalhista. Desta forma, os estudantes têm as condições necessárias para o pleno desenvolvimento profissional, tendo a transversalidade em sua prática e a consciência de modificar positivamente a vida em sociedade.

Durante as inaugurações, o Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, lembrou o tema da Campanha da Fraternidade 2020. ‘Fraternidade e vida: dom e compromisso’, remete à figura de Irmã Dulce, canonizada em 2019. “Esse cuidado e referência faça parte da vida presente e das nossas relações. Parabéns aos novos espaços, conquistas e crescimento. Obrigado por esse centro educacional e centro de vida”, ressaltou Frei César.

A oração de benção dos locais foi realizada pelo representante da Pastoral Universitária, Frei José Antônio Cruz Duarte.