USF revitaliza Horta Comunitária da Estratégia Saúde da Família (ESF)

30/09/2020
USF revitaliza Horta Comunitária da Estratégia Saúde da Família (ESF)
 A Horta da Unidade - Escola da Estratégia Saúde da Família (ESF), “São Francisco de Assis”, da USF que está sendo revitalizada durante o período de pandemia. O espaço integra o Projeto de Extensão "Horta Comunitária", que ocorre desde 2019 com o apoio da equipe de Conservação, Limpeza e Jardinagem da Universidade.

A horta faz parte do Programa Saúde na Comunidade, e já foi premiado com o 1 ° lugar no II Simpósio e II Mostra de experiências exitosas sobre Integração Ensino Serviço Comunidade de 2019.

Os usuários da unidade de saúde são responsáveis pela manutenção, plantio e colheita dos produtos da horta, que são distribuídos entre os moradores, respeitando os procedimentos sanitários criados pelos órgãos responsáveis. Antes do período de pandemia, o grupo reunia-se uma vez por semana, quando eram realizadas atividades de educação em saúde e promoção a alimentação saudável, pelos alunos e docentes.

Durante o período pandêmico, como atividades da horta foram suspensas, mas a partir da solicitação dos moradores para a retomada do projeto. Para isso, a equipe de Conservação e Limpeza / Jardinagem da USF está revitalizando o local, garantindo assim o cuidado diário do espaço. “As usuárias, que se responsabilizam pela horta, estão ansiosas pela retomada e plantio, elas nutrem um grande carinho pelo espaço, que se estende para todas as atividades e equipe da unidade de saúde. Nosso território de atuação não oferece instrumentos de lazer e convívio social, por isso, como atividades realizadas na Unidade Escola, aproximam a comunidade do serviço de saúde, resgatando o poder social sobre que é público e coletivo, proporcionando maior qualidade de vida ”, explicado professora e coordenadora das atividades na UBS, Karina Magrini Carneiro Mendes.

Desde o início das atividades do Programa de Extensão Saúde na Comunidade, é possível observar uma transformação do olhar da população em relação à unidade de saúde, o cuidado pelo espaço físico, a valorização da equipe e dos serviços, e sua organização social tendo surgido, estimulados pelas reuniões de lideranças e sindicos de bairro, iniciadas no ambiente de saúde, grupos de apoio mútuo e solidariedade, representantes políticos e multiplicadores das atividades de promoção à saúde.