USF promove Encontro Científico on-line com mais de 3 mil participantes

20/10/2020
USF promove Encontro Científico on-line com mais de 3 mil participantes
A Universidade São Francisco (USF) realizou, nos dias 13 e 14 de outubro, a 26° edição do Encontro de Iniciação Científica, o 19° Encontro de Pós-graduação, o 15° Encontro de Extensão Universitária e o 13° Ciclo de Seminários de Estudos do Ser Humano Contemporâneo - com o tema central “OLHAR CUIDADOSO: Natureza, Vida e Tecnologia”.

A temática foi escolhida com objetivo de provocar reflexões a respeito de novas práticas do cuidado para com a existência humana em todos os níveis, com destaque na sua relação com a natureza, além de estar alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. O evento buscou incentivar e fortalecer a pesquisa em todas as áreas do conhecimento, representando um espaço de partilha de experiências, de boas práticas e divulgação científica.

Mesmo diante da pandemia da COVID-19, a USF procurou manter a tradição realizando o evento científico de forma inovadora. Nesta edição, a primeira fase foi organizada para o envio dos trabalhos na forma de arquivos (resumos e vídeo-pôsteres) via plataforma digital Webmaster do Sistemas de Eventos da USF e a seguir, disponibilizados em pasta compartilhada para os avaliadores do comitê interno, comitê externo PIBIC-CNPq e PIBIT-CNPq e avaliadores ad hoc. “A realização dos Encontros Científicos neste novo formato ampliou a possibilidade de participação da comunidade acadêmica da USF, com mais de 3.500 inscrições e mais de 5.000 visualizações das atividades online, além de acadêmicos de diferentes regiões do Brasil que também tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos. O evento estimulou a multidisciplinaridade e olhares distintos a respeito da sociedade, da sua diversidade e da humanidade plena de direito e a vivência em coletividade”, afirmou o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Prof. Dr. Dilnei Lorenzi.

A segunda fase contou com as apresentações orais no formato remoto seguida da avaliação do mérito científico, tecnológico, inovador e impacto na sociedade. A opção em vídeo-pôster oportunizou a avaliação antecipada dos trabalhos além da apresentação simultânea durante os dois dias do evento. Ao todo foram submetidos 282 trabalhos nas diferentes áreas do conhecimento, distribuídos em 28 sessões. A programação foi organizada com os vídeos de boas-vindas dos representantes institucionais, Lives, palestras gravadas, integração universidade-empesa (UNIFAG), incluindo lançamento do Boletim do Centro de Documentação e Apoio a Pesquisa em História da Educação (CDAPH), e-Book Engenharia moderna: soluções para problemas da sociedade e da indústria, Podcast Conexão CHAVE e evento cultural que reuniu professores e colaboradores dos diferentes câmpus da USF.

Para professora Iara Tescarollo, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Acadêmica, o evento cumpriu com seu objetivo contribuindo com o desenvolvimento da ciência na instituição, inserção dos estudantes na produção do conhecimento e apresentação dos resultados de suas pesquisas, divulgação científica por meio dos vídeo-pôsteres e publicação de resumos em e-Book, e, por fim, a popularização da ciência.
A possibilidade de participar de maneira online também permitiu estudantes e pesquisadores de diferentes regiões do país. “A participação foi interessante por ser online. Eu moro em Curitiba e mesmo trabalhando consegui reservar um horário na agenda e participar das atividades do Encontro. Se fosse em Itatiba não seria possível. Além de todas as contribuições do evento e fazer novos contatos”, contou Flávia Letícia Soares e Silva, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.

Para Bianca Parafo, que desenvolve projetos de iniciação científica “o evento foi muito agregador, pois nas apresentações tivemos a oportunidade de conhecer outros projetos muito interessantes e de áreas diferentes”.

Todas as lives podem ser assistidas no Youtube da USF. Saiba mais, clique aqui.

Clique aqui e confira os anais do evento.

Histórico de Notícias