29/04/2021

Professora de Psicologia adapta instrumento para avaliação de autismo em adultos

A docente do Curso de Psicologia da Universidade São Francisco (USF), professora Lisandra Borges, foi responsável pela adaptação do instrumento para avaliação de autismo em adultos, o “SRS-2 Escala de Responsividade Social - Coleção Completa”, lançado neste ano pela editora Hogrefe.

A SRS-2 é uma escala destinada a mensurar sintomas associados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como a classificá-los em níveis leves, moderados ou severos. Sua avaliação se faz de forma global e específica, já que agrupa os sintomas em subcategorias (Escalas Compatíveis ao DSM-5 e Subescalas de Intervenção).

A avaliação do autismo é substancialmente clínica e o profissional deve utilizar de diferentes recursos para compor o seu processo de avaliação. Esse instrumento pode ser utilizado para iniciar processos diagnósticos (rastreio) e para o planejamento de intervenções clínicas e ocupacionais. Desta forma, a escala é uma ferramenta importante para o raciocínio clínico do profissional, apoiando sua tomada de decisão.

A professora Lisandra Borges é Doutora em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (USF). Vinte anos de experiência como profissional em moradia assistida para autistas severos (Clínica Fenix). Assessora, professora e responsável técnica pelo Serviço Escola de Psicologia da USF.

A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo para dar visibilidade ao tema. Durante todo o mês são realizadas diversas ações voltadas para o autismo.

Clique aqui para saber mais