handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Pesquisa do Programa Stricto Sensu em Ciências da Saúde é premiada em congresso internacional

14/07/2021
Compartilhe:
Pesquisa do Programa Stricto Sensu em Ciências da Saúde é premiada em congresso internacional

Entre os dias 10 e 13 de junho de 2021 ocorreu em ambiente virtual, devido a pandemia COVID-19, o   28º Congresso da Associação Internacional de Odontopediatria (International Association of Paediatric Dentistry - IAPD) com o tema: “Avançando juntos enquanto separados” (Advancing together while staying apart), que reflete de modo muito inteligente o momento que estamos vivenciando. Essa associação tem 51 anos e congrega 73 países,  com o objetivo principal de contribuir para o progresso da ciência no mundo.

A professora Thaís Parisotto apresentou o trabalho intitulado: “Higiene bucal de bebês  edêntulos ou no início da fase de erupção dentária e sua influência sobre a microbiota cariogênica” (Infants` oral hygiene in the edentulous or in the beginning of teething stage and its influence over the cariogenic microbiota) o qual recebeu auxílio FAPESP (2018/07923-0) e está intimamente relacionado à dissertação de mestrado da aluna Isis B. Santos, defendida em 2020 e à iniciação científica de Tainá A. Oliveira e Ana Flávia B. Ferreira.

O trabalho foi contemplado com o Prêmio Morita - Pesquisa Clínica patrocinado pelo próprio grupo Morita, um dos maiores fabricantes de produtos médicos de todo o mundo. Esse prêmio foi atribuído para a pesquisa clínica de maior mérito, apresentada na forma de pôster. Uma equipe de renomados pesquisadores internacionais foi responsável pela seleção do vencedor. Inúmeros resumos de diversas  regiões mundiais pleiteavam o prêmio, 15 foram selecionados como finalistas e após o envio de um vídeo, a melhor pesquisa foi premiada com o valor de mil dólares. O vencedor foi anunciado na cerimônia de encerramento do congresso, no último dia 13 de junho de 2021.

A professora Thaís ressaltou a importância do prêmio para a pós-graduação Brasileira e para a Universidade São Francisco e agradeceu o apoio da mesma, assim como da Secretaria de Educação do Município de Bragança Paulista-SP, tendo em vista que os participantes da pesquisa pertenciam a rede pública de ensino. Ressalta-se ainda que os resultados do estudo sugeriram que a higiene bucal de bebês edêntulos ou no início da fase eruptiva não interfira significativamente na colonização desses microrganismos.

Palavras-chave


Histórico de Notícias