Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF
26/07/2021

UNIFAG conquista certificação REBLAS para implantação de laboratório de controle de qualidade de medicamentos

 UNIFAG conquista certificação REBLAS para implantação de laboratório de controle de qualidade de medicamentos

A Unidade Integrada de Farmacologia e Gastroenterologia (UNIFAG) conquistou a habilitação na Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (REBLAS) para seu laboratório de Controle de Qualidade Analítico. A decisão foi concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e publicada na Resolução RE nº 2.140/2021.

A UNIFAG contribuirá com as indústrias farmacêuticas no Brasil em mais uma etapa de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos. Durante o processo de habilitação são estabelecidos critérios, requisitos e procedimentos para habilitação de laboratórios na Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde, assim como para o credenciamento de laboratórios analíticos que realizam análises em produtos acabados sujeitos ao regime de vigilância sanitária.

Para receber esta habilitação a UNIFAG cumpriu todos os requisitos técnicos e administrativos exigidos, dentro os quais destacam-se: ser legalmente constituídos; possuir os equipamentos, infraestrutura, instalações e recursos humanos necessários para a realização dos ensaios; cumprir com as Boas Práticas para Laboratórios de Controle de Qualidade previstas na RDC nº 11/2012, e nos regulamentos técnicos específicos de boas práticas de fabricação da categoria de produto analisado; realizar autoavaliação anual para demonstrar o cumprimento dos requisitos técnicos estabelecidos na RDC nº 11/2012;          possuir Responsável Técnico habilitado pelo Conselho Profissional; possuir as licenças e autorizações exigidas pela legislação federal, distrital, estadual e municipal.

A partir de agora, a UNIFAG está apta a realizar análises físico-químicas para o controle de qualidade de insumos farmacêuticos e medicamentos. A pesquisadora principal, professora Márcia Aparecida Antônio, explica que para a UNIFAG é um grande orgulho receber mais esta habilitação da ANVISA, pois simboliza mais um passo na jornada de ampliação de seu portfólio de prestação de serviços, que hoje já conta com a estudos de pesquisa clínica, equivalência farmacêutica, pesquisa analítica e bioequivalência farmacêutica. “A partir de agora, com a implantação deste novo laboratório, será possível contribuir com as indústrias farmacêuticas durante a fase de produção dos medicamentos, sempre na perspectiva de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico na área da saúde e democratizar o acesso aos medicamentos”, comenta a professora Márcia.

 



Palavras-chave:
COMENTÁRIOS DESTA NOTÍCIA
COMENTÁRIOS DESTA NOTÍCIA
Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário
Faça seu comentário
Seu nome
Seu e-mail
Sua mensagem

Código de verificação*


* Campos obrigatórios
Digite o código de verificação*

USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.