27/07/2021

Estudo do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da USF é premiado pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas

O estudante do Curso de Medicina da Universidade São Francisco (USF) Matheus Moschiero teve seu trabalho de Iniciação Científica intitutlado “Single-Nucleotide Variants in microRNAs Sequences or in their Target Genes Might Influence the Risk of Epilepsy: A Review”, contemplado com o 2° lugar no Prêmio Mérito Acadêmico da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) - 2021” e publicado na revista Cellular Molecular Neurobiology.

O estudante faz parte do Programa de Iniciação Científica da USF, orientado pela professora Manoela Ortega, docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) em Ciências da Saúde da USF. O estudo faz parte do projeto de doutorado da discente do PPGSS em Ciências da Saúde, Renata Parissi Buainain.

O estudo se destaca pela originalidade, por avaliar variantes gênicas como fatores de risco para epilepsia, que é um tema ainda muito discutido entre pesquisadores e neurologistas. O reconhecimento do estudo da Prof Manoela Ortega, pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas é um avanço para esses estudos genéticos que podem contribuir significativamente para o diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas.

De acordo com a Prof Manoela, a participação de alunos de graduação dos cursos da área da saúde da USF no Programa de Iniciação Científica são de extrema importância, tanto para o crescimento do aluno, quanto para o andamento e sucesso dos projetos de pesquisa do PPGSS em Ciências da Saúde: “Muitos desses alunos acabam ficando conosco no Programa de Pós-Graduação e seguindo carreira acadêmica, gerando conhecimento científico aplicado à clínica”, explicou a docente.

$image.titulo