Docente da USF é destaque em premiação do SEMESP

25/08/2021
Docente da USF é destaque em premiação do SEMESP

A Universidade São Francisco (USF) foi um dos destaques no 5º seminário – O futuro do Ensino Superior, promovido pelo SEMESP, de 19 a 20 de agosto. A professora Daisy Machado, foi a vencedora, na categoria Inovação da Aprendizagem, no prêmio Inovação no Ensino Superior.

A docente, que ministra aulas nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição e Biomedicina, utilizou o formato podcast como estratégia de desenvolvimento de informações sobre diabetes para os alunos da área da saúde. O formato de podcast foi promissor e os estudantes começaram a utilizá-lo como estratégia de aprendizagem. “Quando saiu o resultado que o trabalho foi selecionado entre os três primeiros, já me senti vitoriosa, mas a emoção foi imensurável quando anunciaram no evento que ele foi premiado em primeiro na categoria Inovação da Aprendizagem. O momento foi de agradecimento a todos que participaram desta conquista de forma direta ou indireta. Depois desta conquista gostaria de estimular outros docentes a também enviarem seus trabalhos para eventos como estes, porque sei que na Universidade temos excelentes projetos sendo desenvolvidos. Continuarei trabalhando e buscando estratégias para o aprendizado ser prazeroso, produtivo e contextualizado com a profissão, portanto caso apareça outra oportunidade ficarei muito feliz em poder vivenciar toda esta experiência e ressaltar o nome da USF”, explicou a professora.

Para o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, a participação em eventos como este se faz fundamental. “Estar em contato com outras instituições e referências na área é essencial para a trajetória do ensino superior nos próximos anos, com qualidade e adequado as tendências”, afirmou o Pró-Reitor.

No mesmo evento, a professora Márcia Aparecida Antônio foi uma das debatedoras do painel “O futuro do ensino superior será híbrido?”, que contou com a participação do Diretor Jurídico do Semesp, José Roberto Covac e do Presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), Joaquim Neto. O objetivo deste painel foi discutir o uso de tecnologias no ensino superior, sobretudo no cenário pós-pandemia. A Profa. Márcia, que atualmente coordena o Comitê Interno de Educação e Tecnologia e Inovação da USF, destaca que a pandemia impulsionou tanto instituições de ensino superior, quanto professores, para assumir um outro olhar para o processo ensino-aprendizagem. “É importante que estejamos atentos aos recursos de tecnologia educacional para que possamos desenvolver competências para transitar neste novo cenário e construir estratégias que atendam ao contexto de um mundo com demandas complexas e sistêmicas”, aponta a professora.

Em um outro painel foi apresentada uma pesquisa sobre o “Panorama do Ensino Híbrido: concepções difusas, busca de consensos e perspectivas”, que foi realizada pelo Grupo de Trabalho de Ensino Híbrido do Consórcio STHEM Brasil, do qual as professoras Márcia Aparecida Antônio e Iara Lúcia Tescarollo. As docentes da USF também participaram da equipe responsável pela tabulação e análise dos dados apresentados no evento. A professora Iara, que também coordena o Núcleo de Pesquisa Acadêmica, ressalta que a USF marcou destaque no grupo  de estudos sobre o panorama do Ensino Híbrido. “A partir dos dados obtidos nesse trabalho coletivo ficou evidente que os modelos ativos híbridos fazem sentido quando estão planejados de forma sistêmica, como componentes importantes de reorganização do currículo por competências”, finaliza a docente. Clique aqui para consultar o material.

Na USF, as docentes integram a equipe do Programa Institucional de Formação Continuada da USF - Programa CHAVE, que realiza ações para o desenvolvimento profissional e pessoal de toda comunidade universitária, visando a excelência acadêmica e tendo como referencial a tecnologia e a inovação.