Pesquisa do Programa Stricto Sensu em Ciências da Saúde da USF é premiada em congresso nacional na área de Psiquiatria

14/10/2021

A aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da USF, Camilla Nicolucci teve sua dissertação intitulada “Avaliação funcional da quercetina como potencial agente psicoterapêutico em modelo animal de exposição aguda por cocaína”, premiada com a primeira colocação na categoria de mestrado no XXXVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que ocorreu de 06 a 09 de outubro em Porto Alegre, RS. O estudo foi realizado sob a orientação da Prof Dra Denise Gonçalves Priolli em colaboração com a professora Maria Filomena Botelho e seu time da Universidade de Coimbra. A aluna, que atualmente é doutoranda do Programa, recebeu uma premiação em dinheiro, passagem aérea, hospedagem e inscrição para o XXXIX CBP 2022 em Fortaleza. De acordo com a aluna, “a premiação é reflexo da importância do estudo para a área de dependência química pois busca nos produtos naturais, alternativas para minimizar os impactos neurológicos e cognitivos relacionados ao uso da droga.” Além do modelo animal de exposição aguda por cocaína foram realizadas analises morfológicas, de imagem por Tomografia Computadorizada com Emissão de Pósitrons  e testes comportamentais junto ao departamento de neurofarmacologia, demostrando a complexidade da pesquisa desenvolvida e a necessidade de colaborações. Parte da pesquisa foi publicada na Frontiers in Neuroscience, revista de alto impacto internacional dedicada a novas hipóteses em medicina. É preciso dizer que o estudo contou com a participação de alunos da graduação e da pós-graduação da USF e da UC. Está aí documentada a importância da pesquisa de qualidade que integra diversos atores na busca da melhoria de qualidade de vida das pessoas!

Histórico de Notícias