04/11/2021

Câmpus Campinas (Swift) da USF terá Curso de Enfermagem

O Câmpus Campinas (Swift) da Universidade São Francisco (USF) recebeu no mês de setembro, autorização do Ministério da Educação (MEC) para a abertura do Curso de Enfermagem. A expectativa é que o curso passe a ser ofertado em 2022, nos períodos matutino e noturno.

Atualmente, o Curso é ofertado no Câmpus Bragança Paulista, sendo avaliado com nota 5, avaliação máxima do MEC e recentemente o Câmpus Itatiba também recebeu a autorização para abertura de curso. “A USF sempre investe para atender as regiões em que está inserida, além de estar sempre atenta às demandas do Ensino Superior. Cursos na área da saúde se tornam fundamentais para o desenvolvimento e garantia do bem-estar de nossa sociedade.  Importante destacar que a Universidade conta com outros cursos no âmbito da saúde, como Psicologia, Biomedicina e Farmácia”, explicou o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi.

Nos 9º e 10º semestres, o aluno de  Enfermagem de Campinas realizará estágios supervisionados obrigatórios nos mais diversos níveis de atenção, como em Unidades Básicas de Saúde,  Programa Saúde da Família, Unidade de Pronto Atendimento, Instituições Asilares e de Acolhimento, Escolas Municipais, Ambulatórios e Hospitais. “O Curso proporcionará um novo olhar sobre o processo saúde-doença, contribuindo de forma significativa para o exercício do cuidar na perspectiva da prevenção das doenças, promoção, recuperação e reabilitação da saúde”, comentou a coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Denise de Souza Ribeiro.

Para a realização desses estágios, a USF tem parceria com a Irmandade da Santa Casa de Vinhedo, Irmandade da Santa de Misericórdia de Valinhos, Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira de Campinas.