17/11/2021

Parceria USF e Instituto Butantan em projeto de pesquisa para desenvolvimento de novas vacinas

Imbuída de sua missão franciscana, a USF mantém seu olhar voltado a criação de valor em benefício da sociedade através da inovação. Dentro desse ideal, pesquisadores e alunos do Programa de pós graduação stricto sensu em Ciências da Saúde mantém estreita colaboração com pesquisadores do Instituto Butantan em projetos avaliando novas vacinas contra patógenos humanos.

Uma dessas colaborações, sob responsabilidade da profa Michelle Darrieux Sampaio Bertoncini, envolve a participação no projeto temático “Desenvolvimento de Vacinas Baseadas em BCG Recombinante:Tuberculose, Pertussis, Pneumococo e Schistosoma”, financiado pela FAPESP, que inclui a avaliação de candidatos vacinais desenvolvidos no Instituto em modelo animal murino. Parte da pesquisa – a avaliação de vacinas baseadas em BCG expressando proteínas de pneumococo, é realizada no Biotério da Universidade São Francisco, e consiste em etapa essencial para avaliação de segurança e eficácia de futuras vacinas.

Vacinar é uma forma simples, segura e eficaz de prevenir doenças. Elas têm a função de treinar o sistema imunológico para produzir respostas de memória que são rapidamente reativadas no contato com o patógeno, protegendo o organismo.

As vacinas são responsáveis por salvar a vida 3 milhões de pessoas todos os anos contra doenças como difteria, tétano, coqueluche, sarampo, gripe dentre outras.