19/11/2021

Pesquisa do Programa Stricto Sensu em Ciências da Saúde da USF é premiada pelo Prêmio de Inovação 2021 do Grupo Fleury

Pesquisadores do Laboratório MS4Life, grupo do PPG em Ciências da Saúde liderados pela profa. Andréia Porcari, foram premiados no prêmio de Inovação do Grupo Fleury (PIF) realizado no dia 18 de novembro de 2021. A iniciativa recebeu o prêmio, em segundo lugar, na categoria “alternativas relacionadas a insumos” com o trabalho intitulado “DIAGNÓSTICO DE COVID-19 EM URINA USANDO MÉTODO DE TRIAGEM NEONATAL ADAPTADO”.

O Prêmio de Inovação do Grupo Fleury (PIF) nasceu em 2015, com o objetivo de reconhecer e divulgar projetos altamente inovadores oriundos da pesquisa nacional, com foco na área da saúde. O objetivo central desta edição do prêmio foi reconhecer e incentivar iniciativas inovadoras de longo prazo que buscaram trazer mudanças para o período de pandemia da COVID-19, tendo como tema central a Pandemia e Sustentabilidade.

O trabalho realizado pelo MS4Life com participação da Universidade São Francisco, UNIFAG, Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista, Universidade Mackenzie e Universidade do Texas tinha como foco o diagnostico rápido e barato da COVID-19 através da urina, adaptando o princípio de um teste amplamente utilizado o “teste do pezinho”. O grupo de pesquisa, além da vice colocação, também ficou entre os 5 finalistas do mesmo prêmio com mais um trabalho desenvolvido: Triagem rápida de COVID-19 diretamente de swabs nasofaríngeos usando a tecnologia MasSpec Pen. Ambos, trazendo uma nova perspectiva quando se trata do diagnóstico da COVID-19, buscando auxiliar no combate e enfrentamento da Pandemia. Os trabalhos do grupo são financiados pela CAPES e pela FAPESP.

Confira o vídeo do estudo. Clique aqui.