Professor da USF tem projeto aprovado em chamada de colaboração internacional com pesquisador Sueco

30/11/2021

A USF acaba de consolidar uma importante ação de internacionalização. O professor Thiago Rojas Converso, docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, teve um projeto de colaboração internacional aprovado, para desenvolver novas vacinas contra estafilococos multirresistente. A chamada de colaboração entre CNPq e o Conselho de Pesquisa Sueco inclui o pagamento de bolsas de mobilidade bilaterais, com intercâmbios entre os pesquisadores. Apenas seis projetos foram selecionados nesta chamada, e os valores aprovados somam 630.000,00 SEK – o equivalente a R$ 390.000,00. Além do professor Thiago, participam do projeto o professor Anders P. Håkansson, da Division of Experimental Infection Medicine na Universidade de Lund, na Suécia, e a professora Michelle Darrieux, docente do PPG em Ciências da Saúde.

O projeto será dividido em duas etapas. Na primeira etapa, que será realizada na Suécia, os professores brasileiros irão, juntamente com o pesquisador sueco, utilizar uma série de ferramentas de bioinformática e metodologias in vitro para selecionar moléculas com potencial vacinal contra estafilicocos multirresistente. Em seguida, o professor Håkansson virá ao Brasil para a validação dos candidatos vacinais selecionados em modelo animal, no biotério da Universidade São Francisco. O pesquisador permanecerá no Brasil durante um período de 4 meses, onde irá atuar ministrando um workshop sobre patogênese bacteriana, além de participar de atividades de docência e de atuar na coorientação de discentes do PPG em Ciências da Saúde.

A resistência aos antibióticos é um problema global crescente. Frequentemente, faltam antibióticos eficazes. Neste sentido, o desenvolvimento de vacinas contra bactérias multirresistentes é uma alternativa promissora para prevenção das infecções. O projeto de colaboração permitirá aos pesquisadores da USF e da Universidade de Lund unir conhecimentos e trocar tecnologias para desenvolver uma vacina que possa contribuir para neutralizar a resistência aos antibióticos.

O professor Thiago, docente da USF desde 2019, obteve seu doutoramento em Ciências pelo Instituto Butantan em 2017, onde estudou vacinas baseadas em proteínas quiméricas contra Streptococcus pneumoniae – outra importante causa de infecções humanas. Ainda em 2017, iniciou um pós-doutoramento de dois anos na Universidade de Lund, onde investigou a resposta imunológica contra a bactéria Streptococcus pyogenes. Lá, conheceu o prof Håkansson, com quem tem atuado de forma colaborativa em diferentes projetos, incluindo financiamento pela FAPESP. A ampla experiência do prof Thiago em modelos animais de avaliação de vacinas foi o grande diferencial para a aprovação nesta chamada, que destaca a qualidade da pesquisa realizada na USF, e estreita colaborações com pesquisadores de ponta na área da saúde. Parabéns e sucesso, professor!

Histórico de Notícias