Estudantes de Farmácia da USF realizam debates como trabalho integrado.

13/12/2021
Estudantes de Farmácia da USF realizam debates como trabalho integrado.

Alunos do 8º semestre do curso de Farmácia Bragança Paulista e Campinas realizaram trabalho integrado na forma de debates. Os debates foram realizados baseados em temas atuais que possuem grande polêmica em torno de assuntos não só na área da saúde como em aspectos gerais. Dentre os temas discutidos pode-se ressaltar: o uso da cartilha do Conselho Federal de Farmácia para atendimento dos grupos LGBTQIA+; o impacto das mídias sociais durante a pandemia do COVID-19; a prescrição livre de medicamentos comprovadamente ineficazes; revisão de monumentos históricos controversos; entre outros.

A discussão dos temas tinha como objetivo estimular o pensamento crítico dos alunos e desenvolvimento de habilidades sócio emocionais, tais como a percepção da necessidade do aprofundamento teórico para um entendimento mais completo sobre um determinado assunto, a percepção que um mesmo tema traz aspectos de diferentes óticas que tornam um posicionamento um tarefa muitas vezes difícil e por fim exercitar a capacidade de se colocar no lugar do outro respeitando sua história e suas particularidades.

Ao final do ciclo de debates foi bastante interessante perceber como a polêmica sobre os assuntos propostos ficou ainda mais intensificada pela percepção mais completa dos temas e que muitos alunos que vinham com posicionamentos estanques, passavam para um estado mais reflexivo e fluido. Experiência os debates oportunizaram um olhar mais empático e a necessidade de se manter aberto a revisitar conceitos e, principalmente, opiniões.