USF e Ceasa-Campinas formam 3ª turma do projeto gastronômico 'Extensão Cozinha'

20/12/2021
USF e Ceasa-Campinas formam 3ª turma do projeto gastronômico 'Extensão Cozinha'

A Universidade São Francisco (USF) em parceria com a Ceasa-Campinas, realizou no dia 15 de dezembro, a formatura de dez alunos da terceira turma do Projeto de Extensão Cozinha Ceasa USF. Foram dois meses de curso e 15 aulas teóricas e práticas ministradas por chefs docentes dos cursos de Gastronomia, de Nutrição e de Administração da USF.

O Projeto de Extensão Cozinha CEASA USF” é um projeto de qualificação em gastronomia e nutrição voltado às famílias atendidas pelo Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA). O certificado do curso de extensão é reconhecido pela USF e pelo Ministério da Educação, dando condição aos alunos de pleitear vagas profissionais qualificadas.

Além dos formandos, participaram da solenidade de formatura o vice-reitor e presidente da Mantenedora da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM, o diretor do Câmpus Campinas, professor Geraldo Caixeta, o coordenador do Curso de Gastronomia, professor Alexandre Meneghetti, o presidente da Ceasa representando o prefeito Dário Saadi; o diretor Administrativo e Financeiro da Ceasa, Guilherme Lobo. “É um projeto que para a Universidade nos enche de orgulho, principalmente porque através desse projeto nossos docentes e estudantes, não só agora do Curso de Gastronomia, mas do Curso de Nutrição e de Administração, eles podem de alguma forma, construírem um conhecimento gerado na instituição no franco diálogo com as demandas e as necessidades da sociedade, especificamente nesses nossos estudantes envolvidos no projeto. A USF acredita que a Educação só se faz quando ela de fato corresponde a esses anseios, quando esse conhecimento ele é construído nesse franco diálogo e de fato possibilita uma mudança significativa na vida das pessoas”, afirmou o vice-reitor da USF.

Para o presidente da Ceasa, Valter Greve, o projeto Extensão Cozinha é uma importante iniciativa de cunho social que forma e qualifica profissionais para atuar nos diversos segmentos da gastronomia. “Os alunos saem do curso certificados e preparados para atuar num mercado de trabalho diversificado que abrange bares, restaurantes e hotéis, por exemplo” frisou.

Valter Greve lembra, ainda, que os alunos aprendem sobre a alimentação saudável e utilização integral dos alimentos, uma ferramenta importante para evitar desperdícios. Entre os temas abordados ao longo do curso estão cozinha básica, cozinha brasileira, cozinha italiana e oriental, panificação e confeitaria. Os alunos também aprenderam técnicas de cutelaria (manuseio e afiação correta de facas), higiene e manipulação de alimentos, e cortes de legumes e carnes.

O ISA funciona dentro do entreposto campineiro e arrecada o excedente de hortifrútis nos mercados da Ceasa. O material é distribuído a famílias carentes e entidades de Campinas.

Histórico de Notícias