Pesquisa do Programa Stricto Sensu em Ciências da Saúde da USF é premiado no 38º Congresso Brasileiro de Urologia

09/02/2022

O trabalho "Efeito de um híbrido resveratrol-doador de óxido nítrico no priapismo em camundongos transgênicos para anemia falciforme e camundongos deficientes em óxido nítrico", liderado pelo prof. Dr. Fábio Henrique Silva, do PPG em Ciências da Saúde da USF, ganhou 2° Lugar do Prêmio Gilberto Menezes de Góes, no 38º Congresso Brasileiro de Urologia.

O estudo faz parte do projeto que recebe auxílio FAPESP, desenvolvido com a participação de pesquisadores da Johns Hopkins University, UNICAMP e UNESP e das das alunas Andressa Kely Pinheiro e Dalila Andrade Pereira, ambas de mestrado do PPG da USF.

Os pesquisadores buscam novos medicamentos para o tratamento do priapismo na anemia falciforme. Pacientes adultos e crianças com esse tipo de anemia apresentam priapismo, que é uma ereção peniana prolongada e dolorosa, podendo causar sérios danos. Apesar da elevada a incidência de priapismo, os principais tratamentos disponíveis atuam após o seu início e não na prevenção, o que dificulta a eficácia.

Assim, a pesquisa focou em uma substância que aumenta a concentração de óxido nítrico, uma vez que a quantidade baixa dessa molécula e o aumento de radicais livres no pênis faz com que o paciente desenvolva o priapismo. Até o momento, o grupo pôde verificar que a nova molécula aumentou a quantidade de óxido nítrico e reverteu o priapismo nos camundongos deficientes em óxido nítrico, um importante parâmetro que está associado com o priapismo na anemia falciforme.

Histórico de Notícias