Grupo de pesquisa da USF estabelece parceria com universidade colombiana na área biomecânica

17/02/2022

O Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade da USF (GPMAS), desenvolvem pesquisa em parceria com os pesquisadores do programa de Engenharia Mecatrônica da Universidade Piloto, Ruben Dario Hernández Beleno e Oscar Fernando Avilés Sanchez

Representam a USF os professores Fábio Andrijauskas (Engenharia da Computação), Vicente Idalberto Becerra Sablón (Engenharia Elétrica), Filipe Alves Coelho (Engenharia Química) e Annete S. Faesarella (Engenharia Elétrica).

Participam do projeto os estudantes de Iniciação Científica Jean Gabriel da Fonseca e Mateus Martins Teixeira do curso de Engenharia da Computação da USF. A pesquisa nasceu do interesse em desenvolver um sistema de medição de pressão plantar, para avaliar a marcha numa plataforma especialmente desenvolvida para o projeto. Os dispositivos capazes de detectar as pressões plantares constituem uma maneira de se obter dados objetivos de parâmetros funcionais do pé e, investigar tais características, é fundamental em determinadas patologias do aparelho locomotor.

Para isso, estão sendo desenvolvidos estudos biomecânicos onde são aplicados algoritmos de inteligência artificial e comunicação via nuvem para o estabelecimento de validação remota dos dados adquiridos. A pesquisa ainda visa a constituição de um de bancos de dados, tanto em condições normais quanto patológicas e a transferência desses dados para a prática clínica. A grande perspectiva consiste na possibilidade em integrar pesquisas realizadas nas áreas das engenharias e saúde. O projeto está organizado em diferentes etapas, pesquisadores de outros países como México e da Bélgica também farão parte da plataforma.

Abaixo fotos do desenvolvimento do projeto:

Histórico de Notícias