handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

USF promove Encontro Científico on-line com mais de 2 mil participantes

09/05/2022
Compartilhe:
USF promove Encontro Científico on-line com mais de 2 mil participantes

 

A Universidade São Francisco (USF) realizou, nos dias 06 e 07 de maio, a 27° edição do Encontro de Iniciação Científica, o 20° Encontro de Pós-graduação, o 16° Encontro de Extensão Universitária e o 14° Ciclo de Seminários de Estudos do Ser Humano Contemporâneo - com o tema central “EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO”. Inspirado na Campanha da Fraternidade que elegeu para 2022 “Fraternidade e educação”, no Ano Internacional da ONU e UNESCO, o tema do evento foi escolhido conforme abrangência das áreas estratégicas para pesquisa na USF, as quais foram definidas levando-se em consideração os desafios globais, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU, as competências internas, o planejamento e a missão institucional: Educar para a paz e o bem, com excelência acadêmica, pluralismo, inovação e sustentabilidade. 

O evento buscou fortalecer a pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento, estimular espaços de partilha de experiências, divulgar os achados científicos nos variados campos da ciência, da tecnologia e da extensão, além de incentivar o protagonismo estudantil e promover talentos potenciais entre estudantes. 

Nesta edição, o evento aconteceu totalmente online, ampliando a possibilidade de participação da comunidade universitária da USF e de outras instituições de ensino, com 2.206 inscrições e 276 trabalhos apresentados. Estiveram presentes 6 avaliadores ad hoc, pesquisadores representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para incentivo à pesquisa no Brasil, 30 avaliadores do Comitê Institucional de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Extensão da USF (PICITExt) e 19 avaliadores convidados. Ao todo, foram organizadas 25 sessões de apresentação de trabalhos nas diferentes áreas de pesquisa da USF. 

Durante os dois dias de evento foram realizadas videoconferências, reuniões com avaliadores do CNPq, comunicações orais no formato remoto, sessão de vídeos, apresentação de projetos de Extensão, atividade cultural Bragatucada, desenvolvida pelos estudantes do Curso de Medicina e lives com a presença de ilustres convidados. “Esta é a segunda edição em que os Encontros Científicos são realizados totalmente online. Isso nos permite a participação de nossa comunidade acadêmica, mas também de pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e do mundo. Neste ano, a temática da Campanha da Fraternidade converge totalmente com nossa realidade e trabalhamos questões de multidisciplinaridade e inovação em nossa programação”, explicou o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Prof. Dr. Dilnei Lorenzi.

Para a professora Iara Tescarollo, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Acadêmica, eventos científicos proporcionam oportunidades de interação entre os estudantes, pesquisadores, professores e profissionais da área, favorecem a partilha de experiências, criam possibilidades para network e acesso a novas informações. 

Toda programação pode ser assistida no canal oficial da USF no Youtube. Confira!