Engenharia Agronômica realiza produção de microverdes em cultivo indoor

08/05/2022
 Engenharia Agronômica realiza produção de microverdes em cultivo indoor

Os estudantes do Curso de Engenharia Agronômica e Engenharia Química, do Câmpus Itatiba, da Universidade São Francisco (USF) realizaram a produção de microverdes em cultivo indoor. Os microverdes são produtos alimentícios em emergência geralmente colhidos em 7 a 14 dias após a germinação.

A pesquisa de Iniciação Científica é desenvolvida em parceria com o pesquisador Luis Felipe V. Purquerio, do Instituto Agronômico de Campinas e conta com a orientação dos professores Lívia Moura de Souza; Paulo Eduardo Silveira e Roberta M. C. Bianchi; dos alunos da Engenharia Agronômica Bruno Henrique do Prado Antônio e Kaue Navar La Salvia Lourensoni; e da aluna Larissa de Abreu Rocha do curso de Engenharia Química.

O cultivo indoor é feito em ambientes controlados onde luzes artificiais e temperatura criam o ambiente ideal para o desenvolvimento das plantas. O objetivo do trabalho em andamento é avaliar a influência de diferentes intensidades luminosas e densidade de semeadura nos microverdes de beterraba e mostarda sob suplementação luminosa com lâmpadas de LED com diferentes.
Há poucos estudos científicos publicados na literatura para avaliar as propriedades físico-químicas de microverdes e suas associações com suplementação luminosa. As condições do presente estudo são inéditas e propiciarão informações estratégicas para produção indoor de microverdes.

Histórico de Notícias