Minicurso de Extensão Scribus: Diagramação com Software Livre

19/05/2022
Minicurso de Extensão Scribus: Diagramação com Software Livre

No dia 10 de maio de 2022, das 14h às 18h, foi realizada uma oficina piloto de diagramação para Arquitetura usando o software livre Scribus, ministrada pelo Prof Dr Dennis Flores de Souza.

O minicurso, que foi voltado para estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do câmpus Itatiba e contou com a participação da Profa Dra Elisabete Barbosa Castanheira, teve por objetivo a capacitação no uso de aplicativo de editoração e publicação em código aberto para a produção, editoração e diagramação de peças gráficas. Durante as quatro horas de curso, os participantes puderam experimentar desde os fundamentos da diagramação, com discussões sobre conceitos fundamentais sobre o trabalho digital de programação visual de pranchas, livros e memoriais, até detalhes sobre o funcionamento do programa.

Os estudantes instalaram o Scribus e puderam se familiarizar com a interface, janelas e comandos. Aprenderam a configurar o documento e a inserir elementos gráficos, como formas, imagens e textos. Compreenderam também as propriedades desses objetos, como manipulá-los e como gerir as cores dentro do documento. Por fim, se aprofundaram nas questões relativas a estilos e modelos, ferramentas que permitem otimizar as demandas da diagramação e acelerar o fluxo de trabalho.

A partir do próximo semestre as oficinas acontecerão de forma regular nos demais Campus de oferta do curso e estarão a disposição de todos os alunos do curso.

Histórico de Notícias