02/06/2022

Cardeal Franciscano da Amazônia: Papa nomeia Dom Leonardo Steiner

É com grande alegria e reverência que a Universidade São Francisco (USF) comunica a nomeação de Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, como cardeal pelo Papa Francisco. Steiner descreve o seu planejamento como o “primeiro cardeal da Amazônia brasileira”.

Em nome da comunidade acadêmica, a reitoria da USF saúda o novo cardeal de Francisco, por meio de uma carta de congratulações. “O Papa Francisco foi portador dos desejos de Deus e de seu grande amor pelos povos da floresta ao reconhecer a atuação de Dom Leonardo Steiner e sua necessária e oportuna presença na Amazônia”.

Steiner seguiu a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores (OFM) e também fez parte da história da USF. “Apesar de breve, a passagem Dom Leonardo Steiner pela universidade foi intensa e deixou marcas da sua competência e vivência franciscana, acadêmica e fraterna”, observou a reitoria na carta.

Em sua última visita à USF, Steiner fez a consagração da Capela dedicada a São Francisco de Assis, no Câmpus Bragança Paulista, em outubro de 2019. Além de Dom Leonardo Steiner, o papa também nomeou o arcebispo de Brasília, Dom Paulo César. A cerimônia dos novos cardeais está prevista para agosto.

Confira na íntegra a Carta de Congratulações da reitoria ao Dom Leonardo Steiner: clique aqui.

Dom Leonardo Steiner

Nascido em 6 de novembro de 1950 em Forquilhinha, Estado de Santa Catarina, na diocese de Criciúma, Steiner estudou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Franciscano (ITF) em Petrópolis. Seguiu a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em 2 de agosto de 1976 e foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1978. É também bacharel em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Salesiana de Lorena e doutor em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.