Após a cerimônia de inauguração, teve início a palestra com o Chef Laurent Suaudeau. Na ocasião, Suaudeau contou um pouco da própria trajetória profissional e abordou a importância de "encarar" a cozinha com seriedade, para satisfazer clientes e executar pratos com perfeição e rapidez. "Nossa profissão não é uma tarefa fácil, pois mexe com o físico, o mental, a criatividade e a paciência", comentou.
Ao falar sobre o novo laboratório, Suaudeau deu uma dica aos futuros Chefs. "O laboratório de Confeitaria e Panificação é muito bem equipado e planejado, assim como Cozinha Didática do curso. Esse investimento foi feito com prioridade pela instituição, sendo assim, que todos preservem, pois um bom cozinheiro também precisa ser responsável pela higiene e conservação do espaço no qual trabalha", disse.
Segundo o Prof. Eros Pacheco Neto , pró-reitor da USF, a troca de experiências com profissionais renomados, como o Chef francês de prestigio internacional, são extremamente importantes para consolidar o conhecimento dos alunos. "Um Chef reconhecido como esse pode trazer muita experiência e prática aos alunos, servindo como inspiração para todos. Essa troca de saberes faz parte do desenvolvimento do currículo, que torna os alunos profissionais de qualidade no futuro", comentou.
O Chef Laurent Suaudeau
Laurent chegou ao Brasil no início de 1980, com apenas 23 anos e partir desse ano iniciou uma nova etapa em sua vida.
Em 1986, abriu seu próprio restaurante, o "Laurent", logo depois considerado o melhor restaurante do Rio de Janeiro. Após cinco anos, em 1991, o chef mudou-se para São Paulo, onde conduziu até 2000, com grande sucesso, a cozinha de seu novo restaurante "Laurent", frequentado pelos grandes apreciadores da cozinha francesa e prestigiado com a cotação máxima no Guia Quatro Rodas e no ranking da Revista Veja.
O Chef recebeu diversos convites para cozinhar para diferentes personalidades. Em 1997, por exemplo, a convite do presidente Fernando Henrique Cardoso, executou no Palácio da Alvorada o jantar de gala oferecido ao presidente francês Jacques Chirac.
Em 2004, Laurent passou a ser "Maître Cuisinier de France", organização que reúne os melhores chefs franceses em atividade pelo mundo. Em outubro do mesmo ano ele lançou o Livro "Cartas a um Jovem Chef"- já na 5ª. edição, dirigido à nova geração de cozinheiros.