Serviço-Escola de Psicologia chega à Campinas

05/09/2013
Serviço-Escola de Psicologia chega à Campinas
A Universidade São Francisco (USF) inaugurou na segunda-feira, dia 26 de agosto, o Serviço-Escola de Psicologia no Campus Campinas - Unidade Swift. O serviço segue a tradição do curso de Psicologia da universidade e oferece à comunidade atendimentos gratuitos.

Além de convidados, colaboradores técnico-administrativos, coordenadores de núcleos e cursos da universidade, estiveram presentes na ocasião: o reitor da USF, Prof. Hector Edmundo Huanay Escobar; a pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Profa. Iara Andrea Alvares Fernandes; a diretora do Campus Campinas, Profa. Luciana Parada; a coordenadora do curso e do Serviço-Escola de Psicologia no Campus Campinas, Profa. Analia Martins Cosac Quelho e o psicólogo do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da Defensoria Pública de Campinas, Marcos Gonçalves.

A implantação desse serviço se baseia em uma experiência de sucesso dentro da USF. O Serviço-Escola de Psicologia é oferecido há 37 anos no Campus Itatiba. Nos últimos três anos, já foram realizados mais de 13 mil atendimentos a usuários de diversas cidades da região. Com a inauguração da nova clínica, o atendimento será ampliado àqueles que residem na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Para a Profa. Analia, o Serviço-Escola é fundamental para a qualidade do ensino oferecido, mas também constitui uma importante forma de prestação de serviço à comunidade. "Além de atender aos objetivos acadêmicos, de formação do profissional de Psicologia, atende a comunidade desenvolvendo, desta forma, ações de extensão, sendo também um espaço para o desenvolvimento de pesquisa", comentou.

Segundo a Profa. Luciana, a implantação do Serviço-Escola de Psicologia no Campus ressalta o compromisso da USF em querer oferecer um ensino de qualidade aos nossos alunos bem como um serviço de excelência à comunidade que irá frequentar o espaço em busca de apoio de tratamento. "Estamos contribuindo para a política pública de saúde do município de Campinas além de oportunizar a diferentes entidades, como a própria defensoria pública, que já é entidade parceira da USF desde 2011, a realização de um trabalho conjunto. Esta experiência envolve não apenas psicólogos e estudantes de Psicologia como pessoas vinculadas a outras áreas: o próprio direito, assistência social e profissionais da Saúde, que atuam em equipe multidisciplinar no atendimento do paciente portador de transtornos mentais", completou.

Atendimento

Para que o usuário possa ser atendido, ele passa por um processo de triagem que dá o encaminhamento necessário ao atendimento psicológico mais adequado. Os casos são avaliados por meio de testes e outras técnicas de diagnóstico. Quando necessário, a clínica solicita a avaliação de outros profissionais com o objetivo de complementar o diagnóstico e auxiliar no processo psicoterapêutico.

A nova clínica de Psicologia irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8:00 horas às 21:30 horas e aos sábados das 9:30 horas às 13:30 horas. Os agendamentos poderão ser feitos pessoalmente ou pelo telefone (19) 3779-3327.