Horizontes – Volume 24 | Número 01 | 2006
Revista Semestral do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco
Volume 24 | Número 1 | Janeiro/Junho 2006
ISSN 0103-7706
Sumário e Editorial
> Clique aqui para realizar o download do arquivo
A Biblioteca Pedagógica Brasileira da Companhia Editora Nacional e o ensino de matemática: livros, autores e estratégias editoriais
Mathematics education in Biblioteca Pedagógica Brasileira of the Companhia Editora Nacional
Maria Ângela Miorim (Unicamp)
> Clique aqui para realizar o download do arquivo
A matemática na educação de jovens e adultos: algumas reflexões
The mathematics in the young and adult education: some reflections
Maria José Medeiros Dantas de Melo (UFRN)
Maria da Conceição Passeggi (UFRN)
> Clique aqui para realizar o download do arquivo
Socially emergent cognition: particular outcome of student-to-student discursive interactions during mathematical problem solving
Cognição socialmente emergente: resultados particulares de interações discursivas aluno - aluno durante a resolução de problemas matemáticos
Arthur B. Powell (Rutgers University/USA)
> Clique aqui para realizar o download do arquivo
Notas sobre a matemática escolar no referencial sócio-histórico-cultural
Notes on socio-historical and cultural approach within mathematical education
Denise Silva Vilela (Unicamp)
> Clique aqui para realizar o download do arquivo
Diferenciação, relações de poder e etnomatemática: historiografia, perspectivas e (res)significações
Diference, relations of power and ethnomathematics: historiography, approaches and meanings
Samuel Edmundo López Bello (UFRGS)
> Clique aqui para realizar o download do arquivo
An ethnomathematics approach toward understanding a Penobscot hemispherical lodge
Uma abordagem etnomatemática para o entendimento da cabana hemisférica dos penobscot
Tod L. Shockey (University of Maine/USA)
John Bear Mitchel (University of Maine/USA)
> Clique aqui para realizar o download do arquivo
Educação etnomatemática no Timor Leste
Ethnomathematical education in East Timor
Chateaubriand Nunes Amâncio (UFGD)
> Clique aqui para realizar o download do arquivo
“Diálogos” entre pesquisadores inseridos em grupos que investigam a formação de professores que ensinam matemática
“Conversations” between researchers taking part in groups investigating mathematics teacher education
Célia Maria Carolino Pires(PUC-SP)
> Clique aqui para realizar o download do arquivo
Resenha
Da relação com o saber: elementos para uma teoria
Adriana Aparecida Molina Gomes (SEE/SP e USF)
Denise F. Bagne Marquesin (SME/Jundiaí/SP e USF)
> Clique aqui para realizar o download do arquivo
Relação das dissertações defendidas na linha de pesquisa “Matemática, cultura e práticas pedagógicas” do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba/SP
> Clique aqui para realizar o download do arquivo